Lara destaca importância do controle social em reunião do Fonaceas

PTB Notícias 25/03/2012, 13:49

O governo do Rio Grande do Sul entende que a melhor forma de garantir a democracia é através do controle social sobre o Estado e, por isso, tem procurado fortalecer os seus diferentes conselhos estaduais.

A afirmação é do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, durante a abertura da 22ª reunião descentralizada do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (FONACEAS), em Porto Alegre.

“Essa importância pode ser demonstrada pelo fato de ter sido com o auxílio direto da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Consea), Edilar Cruz, que encontramos o caminho das pedras junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e outros organismos da área para conseguirmos colocar em marcha as políticas públicas de assistência social para o Rio Grande do Sul”, enfatizou Lara.

O presidente do FONACEAS, Geraldo Gonçalves, ressaltou que entre os assuntos a serem tratados, um deles merece atenção dos gestores da área para que seja consolidado, que é a regulamentação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

“Peço ao secretário Lara, que nos alegra com sua presença e seu entendimento sobre as questões que precisam ser definidas para melhorarmos a nossa ação, que esteja atento e junto conosco para que as decisões dos conselhos e do FONACEAS tenham efeito”, afirmou.

Já a presidente do Consea, Edilar Cruz, agradeceu a presença de representantes dos conselhos estaduais de 20 estados brasileiros para o encontro do RS.

“Queremos que a estada de todos seja tão positiva quanto a discussão que, tenho certeza, faremos durante esta reunião descentralizada na Capital gaúcha”, disse.

Após a abertura oficial do evento, a diretora do Departamento de Assistência Social, da STDS, Carla Capitanio, fez uma apresentação das principais políticas de assistência social que estão sendo implementadas pela Secretaria no âmbito estadual.

fonte: site do PTB – RS