Lara informa que tocha do Pan 2007 chega nesta sexta a Porto Alegre

PTB Notícias 29/06/2007, 9:16


O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul, o petebista Luis Augusto Lara, informa que o revezamento da tocha Pan-americana dos Jogos Rio 2007, que vem sendo realizado em todo o Brasil desde o início de junho, chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29).

Numa realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setur), com apoio da prefeitura de Porto Alegre e da iniciativa privada, a cerimônia terá início às 10h, no Palácio Piratini, e percorrerá os principais pontos da cidade, em um percurso de cerca de 35 quilômetros até o Largo Glênio Perez, onde um grande show marcará o encerramento da atividade.

De acordo com o secretário Lara, ao longo do trajeto, 100 condutores, entre atletas, ex-atletas e personalidades gaúchas conduzirão a tocha Pan-americana pelas ruas da Capital, fortalecendo o ideal de fraternidade do movimento olímpico e o espírito de integração, paz e amizade que esporte incita.

A comitiva que conduz a Chama Pan-americana pelo país desembarcará no terminal do antigo Aeroporto Salgado Filho a bordo do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira por volta das 8h do dia 29.

Vindo do Mato Grosso do Sul, o grupo será recepcionado na pista do aeroporto pelo secretário Luís Augusto Lara, que estará acompanhado de prendas e gaúchos pilchados.

A comitiva seguirá diretamente para o Palácio Piratini, onde a governadora Yeda Crusius e seu secretariado aguardarão a chegada da Chama, que será entregue à chefe do Executivo pelo secretário Lara.

O titular da pasta chegará à sede do governo a cavalo, acompanhado de um grupo de cavalarianos e repassará a Chama a Yeda, que acenderá a tocha, dando início oficial ao Revezamento.

A abertura do circuito será feita pelo ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Paulão, Embaixador do Revezamento dos Jogos Rio 2007 na Região Sul.

O ex-atleta acenderá a tocha no Palácio e dará início aos primeiros 300 metros da corrida, que mobilizará centenas de pessoas por toda a cidade.

Ao longo do percurso, haverá quatro pontos de reunião dos condutores que participarão do revezamento (Assembléia Legislativa, antigo aeroporto, Estádio Olímpico e Parque Gigante).

Nesses locais, serão realizadas diferentes atividades de integração com o público espectador do circuito.

Na altura do Sítio do Laçador, um cavalariano conduzirá a tocha, consolidando o espírito de solidariedade e de respeito às tradições gaúchas.

O término de todo o percurso está previsto para acontecer por volta das 15h30min, no Largo Glênio Perez, centro da cidade, onde um grande espetáculo reunirá artistas gaúchos (Tchê Barbaridade, Claus e Vanessa, Elton Saldanha, Se Ativa, Alemão Ronaldo e Cristina Sorrentino) e autoridades estaduais e municipais, em uma grande confraternização em torno do esporte brasileiro.

De Porto Alegre, a tocha Pan-americana dos Jogos Rio 2007 seguirá para Foz do Iguaçu (PR), onde desembarcará no sábado, dia 30.

fonte: site do PTB – RS