Lara lança Plano de Qualificação Profissional no Rio Grande do Sul

PTB Notícias 31/03/2013, 11:34


A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul lançou, na última terça-feira (26/03/2013), o Plano Estadual de Qualificação Profissional (PEQ).

No evento, realizado no Palácio Piratini, o titular da pasta, o petebista Luís Augusto Lara, apresentou a oferta de qualificação profissional para o Estado em 2013: serão 112.

616 vagas em mais de 120 tipos de cursos gratuitos, realizados em mais 200 municípios gaúchos.

Estes índices representam um aumento de 52.

419 vagas em comparação a 2012, quando foram ofertadas 60.

197 vagas do Plano Estadual de Qualificação, volume maior do que os últimos dez anos somados.

De acordo com o secretário Lara, o Rio Grande do Sul é responsável por um terço da qualificação profissional do Brasil.

“Em 2012, com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (Pronatec/FIC) e o Plano Territorial de Qualificação (Planteq) qualificamos mais de 40 mil pessoas.

O diferencial do RS deve-se ao trabalho conjunto com as prefeituras e secretarias de assistência social, que realizaram a busca ativa de famílias dos programas sociais para que se qualificassem”, ressaltou.

Lara salientou, ainda, que, por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional, foi elaborado um grande mapa estratégico das oportunidades de qualificação.

“Com isso, trabalhamos para identificar as reais necessidades de mão de obra qualificada nas diferentes Regiões.

Essa iniciativa será fortalecida neste ano, com a formação de Comitês Microrregionais, com a parceria de prefeituras, centrais sindicais, comissões municipais de emprego, unidades ofertantes e representantes governamentais, que debaterão as demandas de cursos em cada localidade”, apontou.

O governador do Estado, Tarso Genro, parabenizou a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social pela iniciativa e pelos resultados apresentados e afirmou que o Plano Estadual de Qualificação Profissional é “um exemplo eloquente de articulação entre Estado e municípios, promovendo a transversalidade entre as diversas áreas do Governo”.

Confira, abaixo, a prestação de contas do PEQ em 2012 e a oferta de 2013.

fonte: site do PTB – RS