Lara luta pela duplicação dos primeiros 100 quilômetros da BR-290

PTB Notícias 11/12/2008, 8:40


Em audiência com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius e o secretário de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, no final da tarde desta quarta-feira (10/12), o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB/RS) chamou a atenção para o problema da BR-290, que corta do Estado, ligando Porto Alegre a Uruguaiana.

Segundo ele, a proposta do Duplica RS, que prevê 20 quilômetros de duplicação da estrada, não resolveria o gargalo existente hoje no trecho.

De acordo com Lara, o secretário Daniel Andrade garantiu que o Executivo pretende ampliar em mais 30 quilômetros a rodovia, totalizando 50 quilômetros.

“Reforcei a eles que há necessidade de duplicar o trecho que vai até Pantano Grande, onde a BR-290 cruza com a RS- 471.

Principalmente porque há intenso fluxo de caminhões de transporte de madeira e de carvão na área, especificamente nesse trecho que compreende um espaço de 100 quilômetros”, destacou o deputado.

Sendo assim, Lara sugeriu ao governo do Estado que, ao longo de 20 anos, haja a ampliação de 2,5 quilômetros dessa estrada por ano, para que se alcance um total de 50 quilômetros duplicados no final desse período.

Somados aos 50 quilômetros que o governo Yeda já se comprometeu a efetuar, totalizariam 100 quilômetros de duplicação.

A obra beneficiaria diretamente, em um primeiro momento, as comunidades das cidades de Eldorado do Sul, Charqueadas, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Butiá e Pântano Grande, que mais sofrem com as atuais condições da estrada.

O secretário Daniel Andrade comentou que esse trecho da BR-290 é, de fato, considerado problemático e demonstrou empenho em encaminhar a solicitação de Lara e dar um retorno até a próxima segunda-feira.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da ALRS)