Lara pede que se cobre agilidade do governo na liberação de recursos

PTB Notícias 7/02/2009, 10:30


Integrante da comitiva de parlamentares que esteve visitando municípios da Metade Sul castigados pelos temporais, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB-RS) sugeriu, nesta sexta-feira, 7/2, que a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul solicite agilidade do governo federal para a liberação de recursos que amenizem o problema enfrentado por centenas de famílias gaúchas.

Segundo Lara, a inspeção realizada ao longo da última quinta-feira permitiu que o grupo verificasse as reais necessidades dos municípios visitados, como Turuçu e Pelotas, e definisse uma pauta de ações para garantir ajuda à região.

“As obras de infraestrutura, principais demandas, fogem da alçada da Defesa Civil do Estado.

Por isso, devemos buscar apoio do governo federal, via Casa Civil, para começar a sanar os problemas das áreas atingidas nos diferentes ministérios”, declarou o deputado.

O parlamentar, que sugeriu ao presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Aloísio Classmann, que solicite uma ida urgente do grupo a Brasília, disse que a sugestão conta com apoio de prefeitos e lideranças da Metade Sul.

De acordo com ele, as principais necessidades das cidades gaúchas são obras de infraestrutura, como drenagem de ruas, reformas de casas e liberação de créditos para os agricultores que perderam toda a produção com os temporais.

“São ações que podem ser agilizadas junto aos Ministérios das Cidades e dos Transportes, Casa Civil e ao Banco do Brasil.

Unindo esforços do Parlamento e do Estado poderemos reduzir a burocracia na liberação dessas verbas”, afirmou Lara.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul