Laranjeiras promove Conferência Territorial de Assistência

PTB Notícias 23/04/2012, 9:40


O município de Laranjeiras (SE) – administrado por Ione Sobral (PTB) – sediou no último dia 19/04, o Encontro Territorial de Orientação Técnica no Âmbito da Proteção Social Básica, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão Social, Assistência e do Desenvolvimento Social (SEÌDES).

Participaram do evento, representantes das cidades que compõem a grande Aracaju; Laranjeiras, Maruim, Itaporanga D”Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.

O objetivo deste evento é enfatizar a interlocução entre os técnicos estaduais e municipais de assessoramento, acompanhamento e capacitação das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da SEÍDES, através do Departamento de Assistência Social.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Laranjeiras, Zulmira Sobral, este é um momento em que cada município terá a oportunidade de apresentar aos participantes os avanços e desafios para a operacionalização da política de Assistência no âmbito da proteção social básica, uma atividade que promoverá a troca de experiências com uma proposição conjunta de ações para a superação de dificuldades.

Durante todo o dia de ontem, os profissionais discutiram diversos temas importantes, a exemplo de A PNAS, no Âmbito da Proteção Social Básica – Devolutiva do acompanhamento técnico realizado em 2011 no território da grande Aracaju, notificação de violência contra os direitos da criança e do adolescente, fluxo de encaminhamento para egressos da comunidade terapêutica, apresentação dos municípios sobre as experiências locais no âmbito da PSB e sistematização de experiências.

No discurso de abertura do evento, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, disse que a Assistência Social é uma prioridade desta gestão.

“Esta gestão tem sensibilidade com as causas sociais, por este motivo, faço questão de acompanhar o trabalho que é desenvolvido diariamente pelas equipes desta secretaria.

É importante frisar ainda que em Laranjeiras, os profissionais da Assistência Social atuam também em diversos setores da administração, a exemplo da Saúde e da Educação.

Dessa forma, é que podemos construir uma sociedade mais justa”, destacou a prefeita.

Sobral acrescentou também que o município de Laranjeiras tem contado com o trabalho das equipes de Assistência Social para conscientizar a população quanto à necessidade do desenvolvimento sustentável.

“Claro, o município deve dar um grande apoio à população com menor poder aquisitivo, mas é preciso também que cada um tenha o interesse de gerar a própria sua renda e depender menos do poder público.

Assim é se promove o desenvolvimento sustentável de uma população”, frisou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Laranjeiras