Laura propõe adaptação de semáforos para portadores de necessidades

PTB Notícias 30/08/2013, 15:13


Portadores de deficiências têm dificuldade em se locomover pela cidade do Rio de Janeiro.

Melhorar o acesso, tendo em vista a integração de todos, é o que pretende a vereadora Laura Carneiro (PTB) ao apresentar o projeto de lei n° 356/2013, que trata da adaptação dos semáforos em uso para portadores de necessidades especiais, em decorrência de deficiência visual e daltonismo.

A proposta é adaptar semáforos com alertas sonoros diferenciados para cada tipo de sinalização representada pelas cores verde, amarelo e vermelho.

A adaptação deverá ser realizada no prazo de três anos, a contar do dia da aprovação do projeto.

As despesas correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

A parlamentar considera que esta é mais uma medida em benefício dos cidadãos deficientes visuais e daltônicos, atendendo a um direito fundamental, que é o de ir e vir.

Ela lembra ainda o grande número de pessoas com deficiência que estarão na cidade por ocasião da realização das Paralimpíadas de 2016 e a necessidade de proporcionar maior mobilidade para os atletas.

“A adaptação de semáforos com equipamento sonoro insere-se no cenário da cidade para proporcionar a esses cidadãos as facilidades que se impõem para sua perfeita integração na sociedade”, diz Laura Carneiro.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal do Rio de JaneiroFoto: ASCOM/CMRJ