Lei que declara Guaíba Berço da Revolução Farroupilha será sancionada

PTB Notícias 19/09/2011, 14:46


Nesta segunda-feira, 19/09/2011, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, vai sancionar a Lei que declara o município de Guaíba como Berço da Revolução Farroupilha.

O projeto de lei de autoria do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sperotto (PTB), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares no dia 6 de setembro.

A cerimônia será realizada às 15h, no Sítio Histórico Gomes Jardim, no centro de Guaíba.

HistóriaFoi da casa de José Gomes Vasconcelos Jardim, na estância das Pedras Brancas, atual município de Guaíba, que os Farrapos partiram na noite de 19 de setembro de 1835, para a tomada de Porto Alegre, dando início à Revolução Farroupilha, que se estenderia por 10 anos.

O título “Guaíba Berço da Revolução Farroupilha” surgiu na década de 60, no século XX, quando o CTG Maragato de Porto Alegre, e com sede provisória em Guaíba, em um desfile de cavalarianos no dia 20 de setembro, estampou uma faixa com estes dizeres, homenageando o município.

Antes de ser declarada a Guerra dos Farrapos até o final do conflito, muitas decisões e vários fatos aconteceram na casa de Gomes Jardim.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul