Leia aqui “Academia da Terceira Idade – Prevenção com economia”

PTB Notícias 31/07/2009, 12:24


Leia abaixo comentário da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, que é secrétária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Academia da Terceira Idade – Prevenção com economiaPor Cristiane Brasil (http://2.

bp.

blogspot.

com/_x6kzLfVLnOc/SnHAGGkyMUI/AAAAAAAAAI8/qUEv0qVPD4M/s1600-h/noticia_89.

jpg) Dentre os diversos projetos destinados à população idosa que a Prefeitura do Rio vem implementando, um vem ganhando destaque.

Trata-se das Academias da Terceira Idade (ATI), que, instaladas em postos de saúde, vem contribuindo para introdução de um conceito novo de prevenção à doença junto com as técnicas tradicionais de tratamento.

No último dia 29 de julho, inauguramos a segunda unidade do projeto, no Centro Médico Harvey Ribeiro de Souza Filho, no bairro do Recreio dos Bandeirantes.

E já há um mês funciona a do bairro de Santa Cruz, no Posto de Saúde Aloysio Amâncio.

O projeto das ATIs é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e de Saúde e Defesa Civil, e consiste em aliar métodos tradicionais de tratamento com técnicas de reabilitação e aprimoramento do condicionamento físico de pacientes e usuários das unidades de Saúde.

O público atendido pelas ATIs tem acompanhamento de pessoal médico qualificado, além de professores de educação física, com apoio de auxiliares.

Para mim, o ponto a destacar no projeto das ATIs é a conscientização da autoridade pública de que o investimento na prevenção traz alívio aos cofres públicos, pois, na nossa visão, para cada real investido em prevenção e qualidade de vida é possível economizar ao menos três reais nos gastos com a saúde pública.

Trata-se de uma visão de gestão moderna, que procuramos implementar aqui no Rio, cujos resultados positivos refletirão em breve não só nas contas do governo, bem como na melhoria de qualidade vida da nossa população.