Leia aqui “Gripe suína, desafio para todos”, nota de Cristiane Brasil

PTB Notícias 23/07/2009, 17:54

Leia abaixo comentário da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil, que é secretária do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro:Gripe suína, desafio para todosPor Cristiane BrasilApesar do aumento de números de mortes por causa da gripe suína, cabe às autoridades tomar as providências necessárias no sentido, primeiramente, de fazer com que a população não se sinta desprotegida.

Sabemos das dificuldades dos sistemas públicos de saúde, mas a inação incentiva o sentimento de desamparo, o que pode contribuir para o pânico.

É isto que precisamos evitar.

Aqui no Rio, está havendo uma união de esforços entre Estado e Município para um atendimento preferencial, abrindo espaços exclusivos em unidades de saúde destinados aos casos mais graves da doença.

Além disso, unidades volantes da prefeitura procuram abastecer a população de informações necessárias à prevenção.

O mais importante neste momento, em que os números da doença não são favoráveis, é evitar fomentar insegurança junto à população.

A sociedade deve perceber que as autoridades não estão paralisadas.

Porém, sabemos que, para este objetivo, rapidez na implementação de ações concretas é a única forma de passar segurança para a sociedade.

Estas ações devem vir acompanhadas também de muita visibilidade.

Para tanto, campanhas educativas devem ser implementadas.