Leia aqui matéria do IG: “Jefferson critica Serra, mas garante apoio”

PTB Notícias 25/05/2010, 12:22

Leia abaixo matéria publicada no site Último Segundo, do IG, nesta terça-feira (25/5):Roberto Jefferson critica Serra, mas garante apoioPara presidente do PTB, candidato tucano errou ao bater de frente com “Deus mercado”.

Bancadas do PTB preferem DilmaAdriano Ceolin, iG Brasília O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, fez nesta segunda-feira críticas à postura do candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, nas últimas semanas.

Ele, no entanto, garantiu o apoio formal ao tucano, apesar de as bancadas no Congresso preferirem a aliança com Dilma Rousseff (PT).

“As manchetes têm sido azedas para o Serra desde que ele peitou o Deus mercado.

O [Fernando] Collor acabou quando enfrentou.

O Ciro [Gomes] foi engolido.

Não é o Serra que vai se salvar.

Ele não está acima disso.

Ele errou desde que teve aquela colocação com Miriam Leitão, contra o Deus mercado”, disse Jefferson.

O presidente do PTB referiu-se à entrevista à rádio CBN no dia 10 de maio.

Na ocasição, durante resposta à jornalista Míriam Leitão, Serra disse que o “Banco Central não é a Santa Sé”.

“Depois disso, as manchetes nacionais passaram a ser a favorável à Dilma e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, comentou, ao explicar o crescimento da petista nas últimas pesquisas.

Apesar da crítica a Serra, Jefferson garantiu que o PTB vai se aliar formalmente com o PSDB, o que garantirá cerca de 50 segundos diários a mais no programa eleitoral na TV do candidato tucano.

A convenção do PTB foi marcada para o dia 18 de junho, em São Paulo.

O local foi escolhido para não constranger o senador Gim Argello (DF), líder do PTB no SenadoJunto com o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), Argello é o principal defensor da aliança com Dilma e seria obrigado a defender o nome de Dilma na convenção se o encontro fosse realizado em Brasília, seu colégio eleitoral.

“Foi uma gentileza que o presidente Roberto Jefferson me fez.

Não queremos produzir um racha no partido”, disse Argello.

De lados opostos na disputa nacional, Jovair, Argello e Jefferson já fecharam um acordo para não ter disputa na convenção.

O PTB apoiará Serra, mas os deputados e senadores ficarão livre para apoiar quem quiserem nos Estados.

“Vai ter Estado que podemos ficar até com a Marina Silva [PV]”, disse Jovair, que, em Goiás, apoiará Marconi Perillo (PSDB) para governador.

Segundo Argello contou ao iG, Jefferson mostrou que a maioria dos diretórios do PTB é a favor da coligação com Serra, por isso não adiantava ter disputa.

“O PTB é maior que esta eleição.

Temos de fazer uma boa bancada de deputados e senadores”, disse o senador.

Jefferson calcula que a bancada na Câmara subirá de 23 para até 35 deputados.

Além de Argello e Jovair, o senador Fernando Collor (PTB-AL) é outro nome do partido que apoia a aliança com Dilma.

Ele decidiu ser candidato ao governo de Alagoas, o que atrapalhou a formação de um palanque único no Estado.

Até então, a base governista teria apenas Ronaldo Lessa (PDT) como candidato ao governo alagoano.