Leia aqui o artigo “O PTB voltou à praça”, do presidente do MJT de Guaíba

PTB Notícias 5/01/2009, 16:28

Leia abaixo o artigo do presidente do Movimento da Juventude Petebista da cidade gaúcha de Guaíba, Pedro Henrique Tavares:O PTB voltou à praçaPor Pedro Henrique Tavares *Em 1988, o Dr.

Solon Tavares, então deputado estadual no RS pelo PMDB, por divergências internas no partido, sai da sigla e (re)filia-se ao PTB – partido que sempre foi identificado e filiado na época de Getúlio Vargas.

Esta primeira ficha assinada representa o ressurgimento do PTB no Rio Grande do Sul.

No ano de 1989, o Solon Tavares, que teve como slogan de campanha “O PTB voltou à praça”, é empossado prefeito da cidade de Guaíba, tendo como apoio uma bancada de nove vereadores do partido, legitimados pelas urnas.

Uma vitória marcante que ajudou a escrever a história da trajetória moderna do PTB no Rio Grande de Sul, que agora já completa 20 anos.

Então, Solon Tavares foi o primeiro deputado e prefeito eleito pelo PTB-RS nesta reconstrução do partido, não por acaso o importante instituto, órgão de estudo e pesquisas do PTB-RS, leva o seu nome.

Justamente quando comemoramos os 20 anos do ressurgimento do partido, o filho do Solon Tavares é eleito prefeito em Guaíba, nas eleições de 2008.

Henrique Tavares foi um dos nove vereadores que elegeu-se pelo PTB junto à vitória e mandato de Solon (1989).

Hoje, o povo reconduz o partido ao cargo máximo do município.

A história não só existe como é constantemente escrita.

Como Guaibense me orgulho de ter acompanhando, desde muito pequeno, esta caminhada.

A alegria de ver agora a posse do prefeito eleito, provando que se o “PTB voltou à praça” em 1988, dela ele nunca mais saiu, é inenarrável.

Em 2009, em Guaíba, o partido volta a ocupar o maior cargo da cidade, igual assumira em 1989, pelo pai do hoje prefeito eleito.

Eu – neto e filho – acompanho de perto e relato este fato aos companheiros.

Cito-o porque me sinto orgulhoso de fazer parte não somente da família Tavares, mas da família PTB, que está, nesta nova etapa, desde a filiação do “vô Solon”, em constante crescimento, sempre sendo norteada pelos seus mesmos laços e valores.

Parabéns aos prefeitos e vereadores eleitos que estão assumindo seu mandato em 2009! Parabéns à militância que ajudou a conduzir estes companheiros aos seus cargos! Parabéns a todos que lutam por esta bandeira, independente do resultado nas eleições! Nossa luta e compromissos sociais vão muito além do voto.

Um forte abraço a toda família PTBista, um ótimo 2009 de muito trabalho para todos nós! * Pedro Henrique TavaresPsicólogo e Presidente do Movimento da Juventude Petebista de Guaíba (RS)