Leia aqui o artigo “Somar e Dividir” do senador Sérgio Zambiasi

PTB Notícias 1/02/2011, 13:14

* Por Sérgio Zambiasi Alguém disse que o homem é um animal político, que o pior analfabeto é o analfabeto político e que é dessa ignorância que nascem todas as chagas sociais.

Alguém também disse que fazer política, a gente faz o tempo inteiro, e que ela própria é o conceito mais próximo de transformação da realidade.

Não sei, exatamente, quando foi que acolhi tais convicções.

Talvez nos tempos da minha querida Rádio Farroupilha, quando, aos poucos, fomos construindo uma rede de apoio aos mais necessitados, num misto de compaixão e urgência.

Entendia, ali, a raiz ética da política: ofendiam-me as iniquidades ancoradas na pobreza extrema, que ofendia a dignidade humana.

Mas foi também mais adiante, já como deputado estadual, quando firmamos a convicção na possibilidade da política no sentido de somar para dividir, coroando nosso desejo de transformação pela mobilização comunitária e coletiva.

No ano de 2002, foi-me confiada a missão de representar o Rio Grande no Senado.

Assumi com a mesma crença na ação solidária, herdada dos estúdios da rádio; com a mesma paixão pelo entendimento, amadurecida nos corredores da Assembleia.

Mergulhados no sonho de uma sociedade coesa, redobramos nossas forças no Congresso Nacional, legislando, fiscalizando, debatendo, construindo alternativas para o amanhã.

Assim foi que atuamos.

Corações e mentes voltados para o futuro.

Um futuro que consolide cada vez mais nossa democracia, com crescimento economicamente sustentável e justiça social.

Neste sentido, persisti na defesa de propostas respaldadas pelo povo gaúcho.

Sua participação – com sugestões e ideias, cobrando e acompanhando – conferiu legitimidade a um mandato atuante pelo compromisso coletivo em defesa de um sonho comum: um Rio Grande respeitado e forte, identificado com a proposta do então candidato e hoje governador Tarso Genro, por um Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo.

Agradeço a todos os colaboradores que participaram dessa jornada, em especial aos 31 deputados integrantes da valorosa bancada gaúcha e aos companheiros Pedro Simon e Paulo Paim pela amizade, convívio e permanente apoio no decorrer do mandato, assim como desejo pleno sucesso à colega, amiga e hoje senadora eleita Ana Amélia Lemos.

Agradeço em especial às minhas quatro filhas, generosamente superiores às ausências impostas pela vida pública.

Sou eternamente grato pelo aprendizado e pelo carinho dos que compartilharam comigo este caminho.

Minha expectativa maior é ter correspondido à confiança em mim depositada pelo povo gaúcho.

* Sérgio Zambiasi é senador do PTB pelo Estado do Rio Grande do Sul