Leia aqui o comentário “Viva a vida”, da secretária Cristiane Brasil

PTB Notícias 18/01/2009, 12:23


Leia abaixo comentário da secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro, Critiane Brasil, publicado em seu blog na internet ( (http://www.

blogdacristianebrasil.

blogspot.

com/) www.

blogdacristianebrasil.

blogspot.

com):Viva a vidaPor Cristiane Brasil Já não é novidade que o Rio de Janeiro concentra, proporcionalmente, a maior população de idosos do País.

E, com objetivo de satisfazer às demandas sociais dentro desta realidade, a Prefeitura do Rio criou a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Trata-se de uma ampliação de serviços antes destinados somente à Terceira Idade, visando a prevenção e manutenção da vida saudável, onde o tema envelhecimento será tratado de forma mais ampla, desde a infância.

Neste sentido, um dos projetos que a Secretaria desenvolverá inclui, por exemplo, o ensino de matérias ligadas ao envelhecimento nas escolas municipais, com o intuito de educar nossos jovens sobre este processo natural, conscientizando-os desde o início da importância da prevenção.

Ainda para as crianças, haverá um projeto de combate à obesidade infantil, mal que cada vez mais atinge os cariocas e pode acarretar outros sérios problemas de saúde na maturidade.

Vamos ainda espalhar pelo menos 30 tendas pela cidade, onde serão implementados diversos projetos de prevenção e de manutenção da vida saudável.

Repito que o objetivo é fazer com que os cariocas entendam que “o que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva”.

Ou seja, para ter uma longevidade com saúde é preciso que nos preparemos desde criança.

Sabemos que é difícil mudar toda uma cultura da juventude eterna, massificada sobretudo pela mídia, mas é obrigação da autoridade pública promover políticas adequadas à realidade de que não somos mais uma sociedade tão jovem quanto éramos no século passado.

É um desafio que responsavelmente o prefeito Eduardo Paes também assumiu, e que compartilho com todos aqueles cariocas, cujo espírito da alegria de viver está presente em todos os cidadãos desta cidade, independente da idade.