Leia aqui “Reverenciar idosos é obrigação”, por Cristiane Brasil

PTB Notícias 20/12/2008, 12:07

Leia abaixo comentário da vereadora Cristiane Brasil, presidente do PTB Mulher Nacional:Reverenciar idosos é obrigaçãoNa última quinta-feira (18/12), dois exemplos de sublime reverência a personalidades idosas foram destaques durante a diplomação dos eleitos na Câmara Municipal do Rio.

O mais antigo vereador em atuação, Samir Jorge, com mais de cinqüenta anos dedicados à vida pública, foi ovacionado por quase dez minutos de aplausos.

E, além dele, a suplente Sandra Rabello, uma jovem senhora de cabelos cor-de-prata, também foi muito festejada.

O que, para muitos, a cena poderia ser comum, para nós é uma demonstração do vigor, da tenacidade e da perseverança dessa gente, que, apesar do passar dos anos, ainda faz da Melhor Idade instrumento de busca e realizações.

É gente que merece todo nosso respeito e admiração, que, mesmo de cabelos brancos, ainda têm muito que servir à sociedade, pois a maturidade é uma virtude, cujo valor ainda é negligenciado, principalmente por aqueles que insistem em ignorar a realidade atual, onde o envelhecimento populacional é confirmado em todas as estatísticas.

Para mim, estamos no limiar de uma era em que, cada vez mais, a experiência dos mais velhos compartilhará com a pujança da juventude a responsabilidade de definir novos rumos em direção ao progresso e à justiça sociais.

Para tanto, é inadiável o compromisso das autoridades em assumir posições tendo em vista a implementação de políticas públicas obedecendo às expectativas e demandas dentro desta nova realidade, ou seja, em que a longevidade toma forma concreta na sociedade.

É imprescindível, portanto, que todas as instituições públicas ou privadas repensem suas estratégias, visando adequar-se, pois, se assim não procederem, estarão fadadas ao fracasso.