Leia aqui “Um modelo de liderança a ser seguido”, de Cristiane Brasil

PTB Notícias 28/06/2009, 17:16


Leia abaixo artigo da Presidente Nacional do PTB Mulher, Cristiane Brasil:Um modelo de liderança a ser seguidoPor Cristiane BrasilA Vera Gorgulho, presidente do PTB MULHER-RJ, me deu um livro muito interessante, que comecei a ler indo para São Paulo na quarta à noite e continuei na volta, chamado “Como escalar montanhas de salto alto?”, da jornalista e escritora Marleine Cohen (ed.

Saraiva).

Obviamente, a Vera sabe que, como presidente do PTB MULHER Nacional, estou sempre buscando novas ferramentas para preparar as lideranças femininas para ocupar cargos de poder no partido e na política, dentro e fora do processo eleitoral.

O que ela não sabe é que o livro fala de vários conceitos sobre gestão e liderança que estamos aplicando neste momento, no PTB MULHER e na Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida! Só para começar, a autora diz que “uma nova ordem começa a desprezar o poder imposto, que emana da hierarquia, para abraçar novas habilidades, provenientes do magnetismo – e da versatilidade – de quem, muito mais do que ter a chefia, sabe ser líder.

E isso, acredite, tem muito a ver com o fato de ser mulher nos dias de hoje”.

Outra: “a moderna gestão feminina está intimamente associada, nos dias atuais, à ponta do iceberg corporativo que veio para romper com o poder da hierarquia e se associar a uma forma de gestão mais participativa – o empowerment”.

Para finalizar, citando Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional”, Cohen afirma que “caiu em desuso a autoridade apoiada no recato ou aridez emocional, comumente praticada pelo homem no exercício do poder; entraram no seu lugar a empatia, o entendimento e a sinergia, características preferencialmente encontradas na mulher”.

Enfim, para além da simples colocação de gênero, propositalmente colocada para vocês, o que eu quero mostrar com as citações é que todos os novos modelos de gestão corporativa, pública ou privada, baseados em conceitos como transparência, empatia, cooperação, diálogo estratégico etc, nos apontam para uma nova forma de liderança, de valorização do capital humano em primeiro lugar – e, principalmente, da realização dos seus projetos de vida.

Os novos gestores, sejam homens ou mulheres, devem inspirar e auxiliar seus subordinados a desenvolverem e concretizarem os seus planos de vida.

Pois é.

.

.

Isto não significa, para os meus colegas homens, considerarem mudar sua orientação afetiva, por favor! É apenas uma sugestão para que, como bem disse James C.

Hunter, em “O Monge e o Executivo”, aprendam a AMAR a todos os seus liderados! Aliás, nosso líder maior, presidente Roberto Jefferson, é um grande exemplo desse novo tipo de gestor.

É um apaixonado pelas pessoas, um gigante na construção de pontes interrelacionais.

E por isso mesmo é membro de honra do nosso PTB MULHER Nacional.

Abraços a todos!!! Com carinho,Cristiane Brasil