Leia as mensagens de petebistas ao 68º aniversário do PTB

PTB Notícias 15/05/2013, 12:09

Veja abaixo as mensagens dos petebistas em homenagem ao aniversário de 68 anos do PTB.

Somos fortes, somos PTBDe todas as agremiações do país, o Partido Trabalhista Brasileiro é o que mais estimula os jovens a participar da política e a construir um caminho de liderança.

E a nossa Juventude, a JPTB, desde a sua fundação, teve voz e vez dentro do PTB.

Aliás, somos respeitados não somente dentro das nossas fileiras como também por movimentos de outros partidos.

Antes da nossa formação, em 1997, os jovens ajudaram na construção e no fortalecimento do PTB nas cinco regiões do Brasil.

Os jovens foram importantes na consolidação dessa história de glórias para o país e o partido, que nestes 68 anos de existência jamais deixou seus ideais de lado: o de defender os direitos do trabalhador, defesa iniciada pelo nosso eterno líder, o ex-presidente da República Getúlio Vargas.

Por isso, neste 15 de maio, peço à Juventude Trabalhista que sempre continue robusta e implacável, vigilante e defensora das bandeiras do PTB, pois só assim ajudaremos a engrandecer o nosso partido e o nosso movimento, que, com muito trabalho, conquistou o seu espaço.

O jovem é um dos pilares do desenvolvimento e de sustentação de um partido.

E como as nossas lideranças depositam confiança em nós, não podemos deixar de trabalhar de forma coesa e em união, para podermos fortalecer dia após dia o nosso Partido Trabalhista Brasileiro.

Nós, da Juventude, fazemos parte desse legado, e não devemos apagar essa chama que há em nós.

A juventude é um motor sempre em movimento, e que se revigora constantemente.

A JPTB honra o vermelho, o branco e o preto, cores que estampam a bandeira do nosso partido.

Aprendemos desde cedo que petebista não foge à luta.

Sempre estamos prontos para o que der e vier.

Viva o PTB!Adriano Stefanni, presidente nacional da Juventude do PTB***A festa é nossaNeste dia 15 de maio nós, petebistas de todo o Brasil, celebramos os 68 anos de história de fundação deste que é o maior partido de defesa do trabalhador, do aposentado, da mulher e do jovem brasileiro.

A meu ver, um partido político do porte do Partido Trabalhista Brasileiro, com tanto tempo de história e mais de um milhão de filiados em todo o País, tem que assumir a postura de ator de destaque na cena nacional, e com isso interferir decisivamente na agenda política.

O nosso papel de militantes do PTB é continuar o legado de Getúlio Vargas, na luta pela manutenção das conquistas dos trabalhadores, além de batalhar pela melhoria da saúde e da educação.

Ao comemorarmos estes 68 anos de fundação, não podemos perder de vista os desafios que se colocam à frente de todos nós, petebistas.

Esses desafios exigem que nos concentremos em uma visão de futuro com maior união programática, reerguendo nossas bandeiras em defesa do trabalhador e assumindo com garra o compromisso de representar os anseios da população brasileira.

A mobilização nacional que precisamos significa a associação de todos nós com um projeto de nação, e o comprometimento da defesa do nosso ideário, surgido lá atrás, na fundação do partido.

Nesses 68 anos de história, o Partido Trabalhista Brasileiro se afirmou na cena política nacional como uma agremiação de interlocução, de diálogo, com perfil propositivo, de independência, de altivez, sempre com os olhos voltados para o futuro da Nação.

Este é o caminho que devemos continuar trilhando, pelo qual precisamos continuar mobilizados, essa é a direção para a qual nossos esforços devem estar concentrados.

Trabalhar com a contundência dos nossos argumentos e respaldados pela força da nossa história.

Só assim estaremos respeitando e honrando o legado do nosso fundador, e contribuindo para elevar o patrimônio da nossa agremiação.

Parabéns, PTB.

Parabéns petebistas.

Anderson Xavier, secretário de Mobilização Nacional do PTB***Ao celebrar 68 anos do Partido Trabalhista Brasileiro temos que destacar a importante participação da sigla para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Nosso partido sempre trabalhou para a construção de políticas públicas de Estado, de longo prazo, visando sempre o bem estar da população.

Prova disso é o trabalho do símbolo da silgla, o presidente da República Getúlio Vargas, que mudou a realidade dos brasileiros, criando os direitos trabalhistas, carteira profissional, a semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas e foi responsável ainda pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Enfim, poderia ficar citando várias ações deste grande político brasileiro.

Em 1945, nosso partido iniciou a retomada da redemocratização, por meio de nomes como os de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola.

E venho ainda destacar outras lideranças, como o ex-deputado Solon Tavares e o ex-senador Sérgio Zambiasi, na retomada do PTB gaúcho, em 1988.

Muito teria o que falar se fosse narrar todos os fatos históricos e importantes dos quais o PTB é responsável.

Ao longo destes anos conquistamos importantes vitórias e jamais deixamos de estar presente nas principais lutas em favor da sociedade.

Nesta data lembro que o partido, nestes 68 anos, esteve presente em toda a trajetória de desenvolvimento do país, primando sempre pelos trabalhadores e atuando de forma direta para melhorar a realidade brasileira, em diversas áreas: educação, saúde, obras, infraestrutura, enfim, sempre zelando pela população.

E aqui destaco que temos que nos preparar para os desafios futuros empenhados em continuar nossa trajetória evolutiva na missão de trabalhar pelo progresso do Brasil e do Estado e por uma melhor qualidade de vida para os brasileiros.

Quero ainda agradecer, neste 15 de maio, a todos os que contribuíram com o PTB, se empenharam, a todos que acreditaram, e defenderam a nossa causa trabalhista nestes 68 anos.

Deixo registrado o nosso muito obrigado! Nós, da executiva estadual do PTB, temos consciência de que sem todos os integrantes do partido, que trabalham superando dificuldades e buscam sempre novos desafios, não chegaríamos tão longe.

Luiz Carlos Busato, presidente do PTB do Rio Grande do Sul***Aniversário do PTB é lembrado pelo presidente de Tocantins, deputado José GeraldoO Partido Trabalhista Brasileiro comemora nesta quarta-feira, 15 de maio, 68 anos de criação, e o deputado estadual José Geraldo, presidente da sigla no Tocantins, não poderia deixar a data passar em branco.

Durante a sessão vespertina na Assembleia Legislativa, o parlamentar fez uso da tribuna para parabenizar os petebistas.

Em seu pronunciamento, José Geraldo enfatizou as várias conquistas, citando a CLT, o 13º salário, a Previdência Social, a Justiça do Trabalho, as Organizações Sindicais, entre outras.

Getúlio Vargas e os movimentos Juventude do PTB e PTB Mulher também foram lembrados por José Geraldo, que, ao final do seu discurso, agradeceu aos companheiros por confiarem à presidência regional do partido e por participarem de um processo democrático ajudando a construir uma imagem sólida da sigla no Tocantins.

“Tenho orgulho de fazer parte da família petebista, e poder trabalhar diariamente por uma sociedade mais justa, unida, fraterna e igualitária”, concluiu.

***Discurso de Jovair Arantes na Ordem do Dia da Câmara dos Deputados Hoje, 15 de maio, o nosso partido, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), completa 68 anos de fundação, tendo, ao longo desse período, exercido papel fundamental na construção de uma ideologia trabalhista no País.

Com raízes no operariado urbano e no movimento sindical, o PTB foi concebido como a melhor opção partidária para o trabalhador brasileiro.

A propósito, o surgimento do partido obedeceu ao propósito de defender a bandeira das transformações sociais que se fizeram a partir da Revolução de 30, sobretudo no que se referia à defesa da Constituição, das leis trabalhistas, da Previdência Social, enfim, do acesso do trabalhador aos direitos sociais.

A história do PTB, portanto, muito nos esclarece a respeito da própria história da democracia no Brasil, da luta a favor dos direitos humanos e da cidadania, do processo de modernização, fortalecimento da economia nacional e, principalmente, da inclusão das questões sociais no centro da política de Estado.

Trata-se de um partido de reconhecida e ampla tradição histórica, que alcançou a Presidência da República e imprimiu marca decisiva na história do País por intermédio da ação de grandes expoentes do cenário político nacional, como Getúlio Vargas e João Goulart, dentre outros, responsáveis pelo estabelecimento de condições fundamentais para a transformação e a arrancada desenvolvimentista do País.

Não podemos esquecer, que, nos quadros do PTB, distinguiram-se alguns dos maiores nomes da política nacional e que o PTB acabou sendo um dos principais alvos do golpe de 1964, que perseguiu, cassou e determinou o desaparecimento de muitos dos integrantes da agremiação sob o domínio de arbítrio, exceção e truculência da ditadura militar, a ditadura que tentou soterrar também os feitos históricos e inquestionáveis de Getúlio Vargas, João Goulart e tantos outros petebistas consagrados e perenizados na estima e consideração do povo brasileiro.

Ao celebrar os 68 anos de fundação do Partido Trabalhista Brasileiro, cabe, sem dúvida, evocar tais exemplos, os ensinamentos, as lições supremas de coragem e determinação a serviço do País e da sociedade, a inspiração justa e sempre oportuna de alguns dos maiores vultos da nossa história.

Ao mesmo tempo, cumpre-nos assinalar as responsabilidades do PTB diante dos desafios que se apresentam atualmente para os trabalhadores e o processo de desenvolvimento nacional, recomendando a consulta e a atenção renovada em relação às diretrizes e compromissos partidários, respeitando constantemente a história, a grandeza de seus ideais e a excelência das virtudes, do caráter e das ações dos petebistas que dignificam ao máximo a legenda a que pertencem, que lutaram e que continuam lutando pelo progresso das instituições democráticas, do trabalhismo e da justiça social, pela valorização da educação, pelo crescimento econômico sustentável e pelo pleno exercício dos direitos dos cidadãos.

Precisamos, sim, aprender com nossos erros e acertos, refletir sobre as principais questões do presente e do porvir, superar entraves, agir com sensibilidade e prosseguir, acreditando no dever de contribuir e no poder de operar mudanças, agir com consciência ética, correção, transparência e sensibilidade, prestar o necessário apoio aos movimentos populares e às reformas de cunho social, defender o equilíbrio ambiental e a preservação dos recursos naturais, combater as práticas predatórias, ajudar o País a progredir, corrigindo as deficiências estruturais, eliminando as graves e persistentes desigualdades regionais, econômicas e sociais.

Hoje, ao completar 68 anos de sua fundação, o nosso PTB olha com justificado orgulho para o passado, para a trajetória iniciada em 15 de maio de 1945 e reafirma a responsabilidade com o progresso e com as causas sociais, com absoluta confiança no futuro da legenda e na continuidade de sua ativa participação na definição das políticas públicas em projetos, decisões e realizações relevantes para os destinos do País, com ênfase permanente à importância do trabalho e da geração de renda.

Por último, é preciso reconhecer o valor de homens públicos experientes e leais que, honrando o legado petebista, souberam conduzir o partido aos novos tempos.

São líderes como o ex-Presidente José Carlos Martinez, como o nosso Presidente licenciado Roberto Jefferson e como o nosso atual Presidente Benito Gama.

Parabéns petebistas! Juntos, continuaremos a lutar por um Brasil mais solidário e próspero e solcialmente justo para todos os brasileiros.

Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara dos Deputados