Leis Municipais criadas por Guguzinho Streit são elogiadas por educador

PTB Notícias 7/01/2014, 9:06


Com a aprovação de oito Projetos de Lei no final ano passado, o Vereador de Viamão (RS), Guguzinho Streit (PTB), buscou uma visão técnica sobre as novas Leis Municipais de Viamão.

As Leis escolhidas para análise, em um primeiro momento, tratam da fiscalização e regulamentação de academias e locais de ginástica.

A primeira é a Lei N° 4.

166/2013 que dispõe sobre regulamentação do funcionamento de academias ginásticas, esporte e afins no município de Viamão.

Definindo assim, que todas as matriculas devem ter atestado médico liberando as práticas, além de funcionarem somente sob supervisão de profissionais capacitados e habilitados em Educação Física ou técnicos credenciados pelas Federações Estaduais.

Igualmente importante, a segunda é a Lei N° 4.

164/2013 que trata da higiene nas academias de ginásticas no Município de Viamão.

Com isso, deverá ocorrer periodicamente a desinfecção dos estabelecimentos nas normas sanitárias, assim como, equipamentos e aparelhos.

Colocação de soluções descartáveis como álcool gel para todos os usuários.

E, por fim, fixação de cartazes de advertência para risco de contaminação por fungos e /ou bactérias nas paredes.

Ambas as Leis tornam a Prefeitura responsável pelo fiscalizar os locais.

Para o professor de Educação Física e especialista em fisiologia do exercício pela UFRGS, Vítor Mousquer Bier, as Leis foram sancionadas numa ocasião determinante, pois cada vez mais pessoas estão procurando fazer exercícios.

“Devemos tomar cuidados, saber se nosso corpo esta capacitado a praticar um esporte”, enfatiza Bier sobre a importância do atestado médico.

Quanto à higiene nos locais esportivos, o professor lembra-se do exponencial crescimento do mercado Fitness no Sul do país, incluindo Viamão.

“Apesar do CREF (Conselho Regional de Educação Física) fiscalizar todas as irregularidades, a nova Lei irá controlar aspectos específicos de suma importância para a higiene, como a disponibilização do álcool gel”, completa.

Segundo o vereador Guguzinho, o trabalho não pode parar com aprovação das Leis.

“Agora é essencial questionar os donos das academias, que nós frequentamos, para saber se elas já estão de acordo com a Lei”, ressalta.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Vereador Guguzinho Streit (PTB-Viamão/RS)