Léo Moraes é proponente de audiência pública que debaterá reforma política

PTB Notícias 19/05/2017, 8:12

Imagem Crédito: Ana Célia/ALE-RO

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1495192148054{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado Léo Moraes (PTB-RO) é o proponente da audiência pública que será realizada na tarde desta sexta-feira (19), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia. Na pauta, o parlamentar propôs debate sobre a Reforma Política e possível lista fechada no Brasil.

O voto em lista fechada é um modelo de eleição diferente do utilizado pelos brasileiros. Ele estabelece que o cidadão vote não em um candidato específico, como é hoje, mas em uma lista preestabelecida pelo partido político. Assim, os eleitos seriam os primeiros colocados dessa lista de acordo com o número de vagas que o partido conquistar na eleição.

De acordo com o deputado, a representação política, ao longo do tempo, foi exercida por representantes eleitos pertencentes aos partidos políticos. Baseado nisso, Léo Moraes explicou que a audiência abordará uma discussão além do conceito de representação política e seus sentidos contemporâneos, sobre a questão da centralidade dos partidos políticos e da aproximação com os eleitores.

“Vamos discutir as diferenças, prós e contras do sistema eleitoral de lista fechada e de outros modelos semelhantes, inclusive o nosso atual sistema proporcional de lista aberta, a fim de levantar elementos para uma reflexão embasada sobre qual seria o melhor para o Brasil”, concluiu o deputado.

Com informações da Assembleia Legislativa de Rondônia[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]