Léo Moraes propõe debate sobre o passe livre estudantil em Rondônia

PTB Notícias 29/06/2015, 16:29


Para deliberar sobre o passe livre estudantil voltado à rede de ensino em Rondônia, o deputado Léo Moraes (PTB) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa requerimento para a realização de audiência pública visando o debate do tema.

O parlamentar propõe que a solenidade seja realizada no dia 27 de agosto, às 9h, no plenário da Casa, e solicita convite a autoridades estaduais, municipais e entidades voltadas à classe estudantil.

Em sua justificativa, Léo Moraes explica que o passe livre vai além do debate do transporte público.

Segundo ele, trata-se de uma política estratégica para educação, pois ajuda e estimula os estudantes de baixa renda a permanecer na instituição de ensino.

“O que diminuiria a evasão escolar e aumentaria a qualidade no aprendizado”, destaca.

Léo Moraes cita, ainda, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009, para avaliação da situação da educação nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

De acordo com o levantamento, os motivos da evasão escolar são variáveis, mas os 10,9% de alunos que faltam às aulas por dificuldades de acesso à escola chamam atenção.

O parlamentar informa que a maioria dos alunos da rede de ensino público em Rondônia é de famílias assalariadas, tornando de grande relevância a necessidade de reduzir os custos com transporte público para o aumento da frequência escolar.

A contribuição do Estado para redução de custo, segundo a proposta de Léo Moraes, atenderia alunos que frequentam escolas do ensino fundamental, médio, escolas técnicas e profissionalizantes públicas, universidades e faculdades privadas que tiveram benefícios como Fies e Prouni.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de RondôniaFoto: José Hilde/ALE-RO