Léo Moraes se reúne com agricultores e garante inexistência de liminar

PTB Notícias 14/07/2015, 9:45

O deputado estadual Léo Moraes (PTB-RO) esteve no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho (RO), onde participou de reunião realizada com agricultores, membros da Associação de Produtores Rurais Sustentável Bom Futuro (Asprosbf) e lideranças locais.

O parlamentar, que tem acompanhado as questões do distrito com regularidade, levou aos agricultores a confirmação de que não existe liminar de reintegração de posse da fazenda Bom Futuro, de propriedade do fazendeiro Sebastião Conti.

O processo corre na Justiça Federal desde 2008.

A área em questão foi ocupada por aproximadamente 700 famílias após o Incra afirmar que dos 132 mil hectares que o fazendeiro alegava ser de sua propriedade, apenas 32 mil eram pertencentes ao latifundiário, sendo o restante de propriedade da União, o que garantiu a permanência das famílias na localidade.

De acordo com Léo Moraes, a informação de que já haveria liminar em desfavor das famílias acabou gerando grande preocupação entre os agricultores, e para evitar qualquer princípio de conflito agrário, o parlamentar decidiu dar pessoalmente a garantia de que, até o momento, não existe liminar de reintegração de posse.

“A Assembleia Legislativa está muito vigilante quanto ao direito à propriedade.

Este caso envolve mais de 700 famílias, e viemos aqui atender essa demanda, afinal é nossa obrigação e vamos ficar muito cuidadosos em mantê-los aqui e acompanhar o litígio na Justiça”, disse Moraes, que acrescentou que os deputados não podem se furtar de discutir questões agrárias.

Para o agricultor Josué Vieira, as famílias não querem conflito.

Segundo ele, o desejo de todos é o direito de trabalhar.

“São mais de 700 famílias que vieram aqui para trabalhar, temos produção de leite, plantio de banana, café.

Ninguém quer conflito, queremos apenas trabalhar e sustentar nossas famílias”, disse.

Léo Moraes informou também que, após reunião com o secretário-chefe da Casa Civil de Rondônia, Emerson Castro, onde mencionou a demanda de Bom Futuro, ele se comprometeu a envolver todos os braços do governo do Estado a fim de pacificar a situação de União Bandeirantes.

“União Bandeirantes é uma terra muito rica, produtiva, de gente do bem, que quer fazer acontecer e distribuir essa riqueza para o restante do Estado.

São poucos lugares em Rondônia que tem tantos segmentos e temos que valorizar isso”, concluiu o deputado.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa de Rondônia Foto: Ana Célia/ALE-RO