Léo propõe criação da Secretaria de Gestão Metropolitana de Porto Velho

PTB Notícias 2/03/2015, 17:52


O deputado estadual Léo Moraes (PTB) encaminhou proposição legislativa ao governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), com a indicação da necessidade da criação da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana de Porto Velho.

Inserido na estrutura administrativa do Poder Executivo Estadual, o novo órgão terá como finalidade atuar como parceiro nas demandas de asfaltamento, saneamento básico e limpeza urbana da capital de Rondônia.

Para embasar a solicitação, Léo Moraes destacou que Porto Velho possui sete mil quilômetros de estradas vicinais a serem reparadas a cada ano e 400 quilômetros de ruas a serem asfaltadas.

“Em que pese os municípios terem suas responsabilidades definidas no pacto federativo, o Estado pode dar sua contribuição direta na melhoria da qualidade de vida dessas cidades que dependem, muitas vezes, de uma arrecadação financeira limitada e com baixo poder de investimento”, argumentou o petebista ao citar que a população da capital do Estado anseia pela melhora na qualidade de vida.

Outro ponto indicado por Léo Moraes, reforçando o pedido de criação da secretaria, é que Porto Velho se destaca, também, por ser a capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por pouco mais de 34 mil km² (maior que países como a Bélgica e Israel) com uma população de mais de 490 mil habitantes e carece atender grandes demandas de infraestrutura.

Em sua proposição, o deputado elencou, ainda, que os planos, programas e projetos do Estado e municípios integrantes da região metropolitana, com a criação da secretaria, ensejam em colaborar com alcance de metas e objetivos compatibilizados, propiciando maior integração das ações propostas e a otimização dos investimentos e a ampliação dos resultados obtidos em favor do progresso organizado da região.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de RondôniaFoto: José Hilde/ALE-RO