Líderes do PTB expõem avaliações e conquistas do partido nos Estados

PTB Notícias 1/12/2011, 18:55

Uma das três pautas debatidas na reunião da Executiva Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), realizado nesta quarta-feira (30/11/2011), na sede do Diretório, em Brasília, foi os assuntos gerais expostos por membros da legenda, entre eles a própria Executiva, deputados, senadores e militantes da agremiação.

O Líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), disse que a ação da bancada federal do partido, apesar de não ter uma representação numérica grande, tem feito “diferença na Casa”.

Segundo Jovair, que também é presidente do Diretório do PTB-GO, a ação do PTB “nós dá hoje uma condição de sentar com todos os partidos, e tem sido um trabalho importante de todos os deputados”.

“O PTB tem tido uma grande articulação.

Somos a sétima, ou oitava escolha na Câmara”, disse o Líder.

“E da Direção Nacional nós temos recebido respaldo, o que faz essa harmonia ser resultado do nosso avanço”, acrescentou Jovair Arantes, que pediu ainda que o PTB lance candidatos em 2012, para que o partido saia fortalecido no certame eleitoral de 2014.

O Secretário-Geral, deputado estadual Campos Machado (SP), informou que, pela primeira vez, o PTB de São Paulo, Diretório do qual é presidente, vai lançar mais de 550 candidatos a prefeito em 2012, com objetivos altos.

“Vamos para cima”, corroborou.

Campos disse ainda que o Diretório filiará a mulher de número 50 mil do PTB Mulher paulista, provavelmente a atriz Luiza Tomé.

“Estamos fazendo um trabalho para 2012, 14, 16, 18 e 2020.

Não dá para pensar só nessa eleição.

E em São Paulo vamos lançar o presidente (da seccional da OAB), Flavio D´Urso, como candidato a prefeito.

Vamos ter muitos candidatos a prefeito, mesmo com toda a pressão contrária”, disse ele, salientando ainda a importância do vice-prefeito Frank Aguiar disputar a Prefeitura de São Bernardo.

Campos Machado anunciou ainda que o PTB vai entrar com ação rescisória da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tirou, segundo Campos, “de maneira criminosa o PSD da gente”.

“Não há hipótese de aceitarmos a intimidação em cima de nossos filiados.

” Comentou ainda da inauguração da TV 14, e da criação da primeira rádio de partido.

“Eu sou um cara teimoso eu não sou der aceitar perder.

“O presidente do Diretório do PTB-RJ, deputado estadual Marcus Vinícius, contou que se espelha em Campos Machado, pois planeja o PTB no Rio não pensando apenas em 2012, mas também nas eleições seguintes.

Para o ano que vem, diz o Líder do PTB-RJ, “já estamos organizados, agora temos que pensar no futuro”.

“Temos que nos juntar para pensar estrategicamente o partido, dizer onde estamos e onde queremos chegar em 2020.

O partido vem crescendo no Rio, e estamos trabalhando para conquistar novos diretórios, para ampliar nossa organização estadual e municipal.

Queremos nessa eleição quintuplicar o número de prefeitos.

Se podemos fazer esse trabalho hoje, o que dirá se pensarmos de forma organizada para 2020″, disse Vinícius.

O presidente do Diretório do PTB-MG, deputado estadual Dilzon Melo, disse que em Minas Gerais o partido tem feito um trabalhado incansável para o fortalecimento e crescimento da legenda.

“Temos que fazer o PTB ocupar o seu lugar dentro do Estado”, reforçou Dilzon.

O Líder mineiro destacou também que a legenda trabalhista tem trabalhado para viabilizar a candidatura do deputado federal Eros Biondini para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte.

Dilzon diz que, primeiro, é preciso dialogar com a Executiva Municipal e Estadual para consolidar esse propósito.

“Mas pelo companheirismo que você demonstra, presidente Roberto Jefferson, está levando o PTB a ser respeitado”, disse ele, acrescentando: “Quero parabenizar o trabalho da nossa fundação e o que o PTB faz.

Temos a Elaine (Matozinhos) conduzindo o PTB Mulher em Minas, e estamos criando diretórios, o que para nós é motivo de alegria”.

O Secretário-Geral do Diretório do PTB-PE, deputado estadual José Humberto, ressaltou a pujança do partido no Estado nos últimos anos.

Ele conta que em 2003, o PTB-PE contava apenas com um prefeito, um deputado estadual, poucas Comissões Provisórias, e, depois disso, disse Humberto, “andamos Pernambuco por inteiro, percorrendo os municípios e levando o PTB a todas as cidades”.

“E em 2004 elegemos 16 prefeitos, e no pleito seguinte, de 2006, o PTB elegeu quatro deputados federais, oito estaduais, e a partir daí o partido passou a crescer.

Chegamos a 45 prefeitos.

Um crescimento de um para 16, de 16 para 31 na eleição de 2008, e em 2010, elegemos quatro federais.

São mais de 230 vereadores.

Temos lá essa consistência e essa representatividade.

É isso que o PTB pretende, e o trabalho continua permanente em Pernambuco”, disse.

“E hoje, como diz o presidente Roberto Jefferson, Pernambuco é uma das células mais fortes do partido a nível nacional.

“O presidente do Diretório do PTB-RS, Luiz Augusto Lara, exaltou a importância de realizar e de participar de reuniões com toda a cúpula do partido, pois, de acordo com ele, possibilita a troca de experiências e de conhecimento para que o PTB cresça e saia fortalecido a cada ano.

“Esse encontro é fundamental para todos nós”, disse.

Em seu discurso, Lara salientou o progresso que a legenda trabalhista teve no cenário político no Estado.

Hoje, de acordo com o Líder gaúcho, está em igualdade com as demais agremiações.

“Lá, o governador (Tarso Genro) não tem escolha.

Para governar precisa do PTB.

“Lara apresentou ainda o plano estratégico e as metas para o próximo certame eleitoral, e ressaltou que “Deus ajuda a quem madruga, e só podemos madrugar se tivermos estratégia.

“”Vamos crescer para chegar em 2014, naquela que é a meta do PTB do Rio Grande do Sul, de governar o Estado, de disputar uma eleição em igualdade com os grandes partidos, mas com chance de vitória”, disse.

“E quero dizer que, para 2014, vamos trazer de volta para Brasília o ex-senador Sérgio Zambiasi.

Nós vamos retomar a nossa cadeira no Senado.

“O presidente do Diretório do PTB-TO, deputado estadual José Geraldo, em pequeno pronunciamento, agradeceu a oportunidade da troca de convivência política na reunião com os líderes do partido.

Na ocasião, José Geraldo elogiou também o trabalho e dedicação do Presidente Nacional, Roberto Jefferson, de dar ao partido uma imagem robusta.

“Roberto Jefferson tem sido incansável, trabalhando com afinco nos Estados e depositando confiança no trabalho que fazemos”, destacou.

“E espero que no próximo ano um projeto de minha autoria seja aprovado para que nosso presidente seja condecorado como representante honorário de Tocantins”, adiantou José Geraldo.

O deputado estadual Arlen Santiago (MG) exaltou a coragem do Presidente Roberto Jefferson, e destacou a homenagem que Dilzon Melo garantiu a ele, com a concessão da Medalha do Mérito Legislativo de Minas Gerais.

Santiago comentou também em seu discurso da importância de o partido debater os recursos que não estão sendo repassados para a saúde.

“É preciso expor essa chagas dos problemas na saúde a população”, salientou.

O Secretário de Comunicação da Executiva Nacional, Honésio Ferreira, salientou aos líderes e militantes petebistas que “nós estamos fazendo a mídia institucional do partido”.

E ressaltou: “não promovemos pessoas, mas sim ideias”.

Honésio lembrou ainda da última propaganda eleitoral do PTB, que recebeu elogios da mídia nacional.

A jornalista e comentarista política da CBN, Lucia Hippólito, por exemplo, disse que o programa foi um dos melhores que ela já tinha visto.

O secretário informou também sobre o tempo disponível que o partido terá no programa e nas inserções de rádio e TV do próximo ano.

E acrescentou: “Precisamos da ajuda de todos, é preciso planejar com antecedência o que cada Estado, cada região, vai fazer com sua inserção”.

O deputado federal Silvio Costa (PE) defendeu que o PTB faça coligações nas eleições, para, segundo ele, alçar voos maiores, como aumentar os quadros para deputados federais.

Hoje, o PTB pernambucano tem a maior bancada na Câmara: quatro.

“Por isso, faço esse apelo, porque o partido precisa fazer coligação.

E proibir é muito ruim.

Temos que pensar, no mínimo, em dobrar”, atestou Silvio Costa, concluindo: “Você, Roberto Jefferson, tem uma bancada firme, leal ao senhor, por isso que tenho privilégio de participar desse quadro”.

O deputado federal Eros Biondini (MG) disse que ter ingressado no PTB foi uma das suas melhores escolhas políticas.

Na legenda trabalhista, segundo Eros, o quarto parlamentar mais votado de Minas Gerais, encontrou respaldo, respeito e autenticidade, características que tem, de acordo com ele, como personalidade.

“Hoje as pessoas que me olham me identificam muito mais com o PTB”, afirmou Eros Biondini, que disse ainda estar em um partido forte, equilibrado e coerente.

“A cada dia estou mais encantando com a estrutura e a história do PTB e o que prega.

“Agência Trabalhista de Notícias, por Felipe Menezes, Ivana Souza e Paula de Biasi