Liziê Coelho comemora Dia Estadual da Caatinga em sessão na Alepi

PTB Notícias 29/05/2014, 12:22


O Dia Estadual da Caatinga, comemorado no dia 17 de maio, mereceu sessão especial na quarta-feira (28/5/2014) na Assembleia Legislativa do Piauí, atendendo requerimento da deputada Liziê Coelho (PTB).

A sessão foi prestigiada por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ibama, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Embrapa.

No final, o deputado Mauro Tapety (PMDB) denunciou que a mata da caatinga da região de Oeiras está sendo dizimada com autorização dos órgãos ambientais do Estado.

Liziê Coelho fez uma longa exposição da situação do bioma caatinga e semiárido piauiense, que abrange 850 mil quilômetros quadrados, cerca de 10% do território brasileiro, ocupando os nove estados nordestinos e o Norte de Minas Gerais.

Segundo a petebista, no bioma caatinga está na mais rica biodiversidade do mundo e toda esta riqueza está sendo ameaçada por desmatamento indiscriminado, queimadas e caça predatória.

No Piauí ele está em 63 municípios e ocupa 28% do território.

Em seguida falaram o diretor do BNB, Francisco Lacerda, que exibiu um vídeo mostrando a importância que o banco dá ao bioma caatinga.

Ele agradeceu à deputada Liziê e aos demais deputados que aprovaram a sessão solene para marcar o Dia Estadual da Caatinga, ressaltando que trabalho semelhante deve ser feito para que os parlamentares considerem o bioma como patrimônio nacional.

Por último falou o representante da Embrapa, Francisco Guedes, que lembrou o trabalho que apresentou em Brasília quando era assessor do então deputado federal Wellington Dias (PT-PI), em 1998, que acabou sendo adotado pelo governo Lula como plano de convivência com o semiárido nordestino.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do PiauíFoto: Divulgação/Alepi