Liziê Coelho propõe audiência sobre a seca, a maior da história do Brasil

PTB Notícias 15/05/2012, 8:02

A Deputada estadual Liziê Coelho (PTB-PI) propôs a audiência pública sobre a seca, que foi realizada na Assembleia Legislativa daquele Estado nesta segunda-feira (14/05), proposta pela deputada estadual Liziê Coelho (PTB), fParticipante da audiência, o senador Wellington Dias (PT) fez um alerta ainda mais grave sobre situação da seca no Piauí.

Segundo o petista, a estiagem irá durar até 2016 e será a maior de todos os tempos.

“É a maior estiagem da história.

Já está cientificamente provado e ela deve se estender até 2015 e 2016, com irregularidades.

Isso nos mostra um grande desafio”, pontua.

Segundo o senador, hoje há mais condição de se estabelecer uma rede de abastecimento de água, além de fornecer recursos às pessoas afetadas através do Bolsa Família, Bolsa Estiagem, entre outras ações, como a prorrogação dos contratos de crédito a agricultores.

Dias informa ainda que a presidente Dilma anunciou o atendimento emergencial pra as cidades nordestinas atingidas.

A deputada Liziê Coelho disse que “a União deve muito para o Piauí; nunca nos deu uma obra estruturante.

Precisamos de recursos para plantar, construir adutoras e distribuir a água”.

A parlamentar afirma que o estado não precisa apenas de medidas imediatas, mas de longo prazo, para que o convívio com a seca.

Liziê diz que uma de suas grandes preocupações são os agricultores que estão se vendo obrigados a vender seus animais a preço muito aquém do que eles valem.

“O produtor ou vende ou vê sua criação morrer.

Há muitos criadores da região norte que estão indo até lá para comprar animais a baixo custo.

Já solicitei que seja criado um Balcão da Conab em Paulistana para ficar mais perto dos agricultores”, pontuou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Cidade Verde