Liziê Coelho propõe folga para realização de exame preventivo de próstata

PTB Notícias 7/05/2015, 17:33


A deputada Liziê Coelho (PTB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí projeto de lei que concede folga anual para realização de exames preventivos do câncer de próstata.

A matéria, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, contempla servidores do poder público estadual e empregados da iniciativa privada do Estado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.

A proposta visa estimular a discussão do tema, conscientização e a prevenção do câncer de próstata.

“Os homens estão mais conscientes dos problemas da próstata, o que é bom, mas informações desencontradas têm gerado aflições indevidas, o que é ruim”, diz Liziê.

A doença é considerada um câncer da terceira idade e, segundo o Inca, cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

“Trago à Casa este projeto com a finalidade de prevenir a doença e, consequentemente, diminuir os óbitos causados por esse mal”, justificou a deputada.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do PiauíFoto: Divulgação/Alepi