Luís Augusto Lara apresenta programa Cresce RS para universidades comunitárias

Agência Trabalhista de Notícias 12/07/2019, 9:22

Imagem Crédito: Luiz Morem/Agência ALRS

Mais de 30 deputados estaduais marcaram presença em encontro com o Consórcio de Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung) na quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa. Parlamentares e representantes de 15 instituições que integram o Comung, consórcio que reúne 181 mil alunos e 20 mil professores e funcionários, participaram do café da manhã oferecido pela presidência da Casa para apresentar o programa Cresce RS.

O presidente da Assembleia gaúcha, deputado Luis Augusto Lara (PTB), avaliou que há duas formas de ajudar as instituições: liberando recursos para crédito educativo e desenvolvendo o Estado, o que aumenta o número de alunos e a demanda por educação. “Neste momento de dificuldade, precisamos que vocês estejam juntos no Cresce RS, para ajudar a destravar o desenvolvimento do nosso Rio Grande”, destacou.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, explicou a atuação das entidades. “Somos diferentes das universidades públicas, que são bancadas pelo governo, e diferente das privadas, que buscam lucro”, sintetizou.

Cresce RS

O Cresce RS é um movimento capitaneado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e que reúne poderes e órgãos de Estado, associações empresariais e sociedade civil organizada. O objetivo é definir uma carteira de projetos geradores de emprego e renda, prioritários para o desenvolvimento do Estado, e unir forças para que a burocracia de tramitação, que pode levar até dois anos – aprovação de licenças ambientais, autorizações, pareceres e vistorias de órgãos públicos – leve apenas alguns meses.

Com informações da Agência de Notícias ALRS