Luís Augusto Lara articula projeto para instalação do Aeroporto de Vila Ol

PTB Notícias 28/05/2007, 17:02


O secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), promoveu na semana passada uma reunião entre representantes da prefeitura de Caxias do Sul e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC) com o gerente regional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto Carvalho Neto para tratar do projeto de construção do Aeroporto de Vila Oliva, na serra gaúcha.

No encontro, foi formado um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Infra-Estrutura, que se dedicará à obtenção da liberação do sítio aeroportuário da área destinada à obra .

A meta do grupo é conseguir essa liberação ainda este ano.

Segundo Lara, o novo aeroporto está incluído dentre os projetos prioritários da gestão Yeda Crusius.

“A construção de um novo aeroporto em Caxias, voltado para a logística e distribuição dos produtos fabricados na Serra, é determinação da governadora e fundamental para a economia da região.

Por isso, trabalharemos para ter a liberação do sítio aeroportuário até o final de 2007″, enfatizou o secretário.

A idéia de tirar o projeto do papel resulta da união de esforços do Executivo gaúcho, da prefeitura de Caxias, comunidade e empresariado da região serrana.

O empreendimento tem vital importância, uma vez que a região necessita de um aeroporto em condições de operar com o transporte de cargas e de passageiros em rotas internacionais.

Segundo o gerente regional da Anac, Roberto Carvalho Neto, a agência colocará um técnico à disposição do grupo de trabalho, para auxiliar no processo.

Em duas semanas, o grupo voltará a se reunir para debater o encaminhamento dos pareceres técnicos e ambientais necessários para as etapas seguintes do projeto, como a aquisição da área destinada à obra e a captação de recursos.

No mês de março, em audiência pública realizada na cidade de Nova Petrópolis, foi decidido por unanimidade que seria mais viável construir dois aeroportos – um em Caxias do Sul, voltado ao pólo exportador, na localidade de Vila Oliva, e outro em Canela, focado no turismo -, ao invés de investir em um aeroporto regional, que precisaria da construção de um novo acesso rodoviário ligando a região.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Mercado e Eventos)