Luís Augusto Lara diz que pretende fiscalizar destino de impostos pagos no Rio Grande do Sul

PTB Notícias 16/03/2018, 16:53

Imagem Crédito: Marcelo Bertani/Agência ALRS

Após ser eleito presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (15), o deputado Luís Augusto Lara (PTB) anunciou que pretende levar aos contribuintes gaúchos o detalhamento dos impostos pagos e o destino do dinheiro arrecadado pelo governo. Além disso, quer descentralizar a discussão do orçamento do próximo governo e incluir as nove principais regiões do Estado nos debates.

É a terceira vez que Lara assume a Comissão de Finanças na atual legislatura – em uma das ocasiões, foi interino. “O contribuinte precisa saber para onde vai o dinheiro dos impostos que ele paga. O Rio Grande do Sul é um dos estados de maior carga tributária do país, e não temos sequer uma concordância entre o Tribunal de Contas e o Poder Executivo daquilo que realmente é gasto”, salientou.

O deputado petebista, que também preside uma frente parlamentar que fiscaliza a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ressaltou que a discrepância entre os cálculos apresentados pelo Tribunal de Contas e pelo Executivo dos custos da folha do funcionalismo deve ser debatida com urgência.

“O Tribunal diz que não chega a 50% do orçamento, e o governo garante que é 70%. É muita diferença. O nosso papel, portanto, é esclarecer a população”, disse.

Outra diretriz da Comissão de Finanças em 2018 é a preparação do orçamento para o próximo governo que assumirá o Palácio Piratini, a partir de 2019. De acordo com Lara, a proposta é descentralizar a discussão e convocar a sociedade a participar.

“Queremos ir a cada uma das nove principais regiões do Estado e debater, junto com entidades, universidades e Poderes, quanto em impostos as regiões representam para o orçamento e quanto elas recebem de volta, até para saber se o retorno está sendo adequado”, explicou.

Com informações da assessoria da bancada do PTB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul