Luísa Canziani participa de encontro de ambientação parlamentar na Câmara dos Deputados

PTB Notícias 29/11/2018, 10:18


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1543854539554{margin-bottom: 0px !important;}”]Deputados de primeiro mandato participaram na quarta-feira (28) de um encontro de ambientação parlamentar na Câmara dos Deputados. Em uma espécie de seminário, eles receberam de funcionários da Casa informações relativas a processo legislativo, elaboração do Orçamento e também do novo site da Câmara, que será lançado em janeiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou pelo evento para explicar como funciona o debate de matérias no Parlamento. Ele disse, por exemplo, que não há vagas para todos os parlamentares na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e que existe uma ordem de fala no plenário. Já nas comissões, o espaço para discussão é ampliado.

“A gente precisa compreender que uma casa com 513 [deputados] é uma casa onde o diálogo é fundamental, onde a gente precisa construir, respeitando as divergências, um ambiente onde a gente possa pautar as matérias que representam não apenas o interesse do governo, mas o interesse da sociedade. A gente precisa respeitar sempre a vontade da pauta da maioria, do governo, é assim em qualquer parlamento”, afirmou Maia.

O presidente alertou ainda para o fato de que a sociedade espera mudanças e disse que a Câmara trabalha para reduzir gastos e ser transparente.

Conjunto de ações

O encontro desta quarta foi uma introdução de conteúdos que poderão ser aprofundados em ações futuras de capacitação, com foco na qualificação técnica dos parlamentares que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2019. “O evento marca a abertura das ações de capacitação, que faz parte do pacote de preparação para a posse”, explicou a diretora do Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), Simone Sarkis Bergo.

Uma das parlamentares eleitas pela primeira vez é Luisa Canziani (PTB-PR), que afirmou já ter uma ideia do trabalho parlamentar, por ser filha do deputado Alex Canziani (PTB-PR). “Eu acompanhei muito o trabalho dele, inclusive aqui em Brasília, mas tenho uma noção muito vaga do funcionamento. Agora vamos aprender muito para fazer um trabalho especial em prol do Paraná no ano que vem”, disse a jovem de 22 anos, eleita pela primeira vez.

Na véspera da posse, haverá um novo encontro parlamentar, mas com uma abordagem da linha de serviços que a Casa oferece de apoio ao mandato.

Com informações da Agência Câmara Notícias[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]