Luiz Carlos Busato anuncia redução do aumento das tarifas metropolitanas

PTB Notícias 4/06/2013, 19:56

A Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, através da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), encaminhará, nesta quarta-feira (5/6/2013), ao Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros, definição de reajuste de 1,74% da tarifa dos transportes coletivos metropolitanos e intermunicipais.

A proposta anterior, cerca de 5,88%, foi retirada de votação, a pedido do secretário da pasta, Luiz Carlos Busato (PTB), pois não considerava a isenção de tributos federais.

Os novos estudos foram apresentados nesta terça-feira (4), após cálculo refeito por técnicos da Metroplan.

O novo índice representa redução real de 4,14% para os usuários.

Segundo Busato, uma passagem que hoje custa R$ 3,00, com o reajuste inicial passaria para R$ 3,20.

Agora será R$ 3,05.

No ano passado, o reajuste na Região Metropolitana chegou a 6,28%.

A composição do custo tarifário é baseada em rodagem, preço do combustível e do lubrificante, tributos, peças e acessórios, despesas administrativas, manutenção e operação, entre outros.

Depois de aprovada, a tarifa será validada pelo Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).

Cerca de 1,5 milhão de usuários utilizam o transporte público coletivo urbano distribuído por 1,2 mil linhas em 33 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Secretaria de Obras, Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do SulFoto: Divulgação