Luiz Carlos Busato comemora queda dos índices de criminalidade em Canoas

Agência Trabalhista de Notícias 20/05/2020, 8:39

Imagem Crédito: Vinicius Thormann/PMC

O Observatório de Segurança Pública de Canoas (RS) divulgou os dados da criminalidade no município, que apresentam uma queda em todos os índices de violência no primeiro quadrimestre deste ano quando comparado ao mesmo período de 2019. O município registra uma redução de 38,4% no número de homicídios, de 17,3% em relação aos furtos de veículos e de 25% nos dados relativos a roubos de veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Alberto Rocha, os índices de criminalidade vem diminuindo a cada ano, desde 2017. “Isso se deve às estratégias e ações que são realizadas sempre em conjunto com as demais forças de segurança pública, como Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Fiscalização Municipal de Trânsito, que participam das Operações Integradas”, comenta o secretário.

O prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) destaca que a segurança é uma das prioridades da atual gestão. “Temos nos esforçado desde o início desta gestão para melhorar a segurança de Canoas e, agora, estamos colhendo os resultados das nossas ações. Em janeiro deste ano, anunciamos mais 20 milhões para a compra de câmeras de monitoramento, armamento e outros equipamentos de segurança. Nós aprendemos que, mesmo que o investimento em segurança pública não seja uma responsabilidade do Poder Executivo Municipal, ele se tornou uma obrigação nossa, como cidadãos, e um compromisso com a população”, enfatizou Busato.

Novidades na segurança pública

Nesta quinta-feira (21) será inaugurada a nova sede da 3º Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP). O novo endereço é na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon, em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com amplo espaço e acomodações novas. Já no mês de junho será inaugurada a sede da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), na rua Regente Feijó, no Centro, com mais espaço para os profissionais de segurança, integração entre os ambientes e acessibilidade. Ambos os espaços foram reformados pela Prefeitura de Canoas.

Com informações da Prefeitura de Canoas