Luiz Carlos Busato entrega hospital de campanha para pacientes da Covid-19

PTB Notícias 17/04/2020, 9:39


Imagem Crédito: Divulgação/PMC

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1587127049080{margin-bottom: 0px !important;}”]O primeiro hospital de campanha de Canoas (RS) para tratar cidadãos diagnosticados com coronavírus foi disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na quinta-feira (16). A estrutura, montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, conta com 14 leitos, sendo um de UTI, respiradores, duas salas de triagem, quatro consultórios, sala vermelha, enfermaria, vestiários e banheiros. Além disso, o espaço funciona 24 horas e é pioneiro no Rio Grande do Sul ao implementar um sistema individual de oxigênio para atender a população.

Presente na entrega, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) lembrou que esses são os primeiros de 932 leitos que a cidade terá para o enfrentamento da Covid-19. “É gratificante presenciar a entrega de uma estrutura construída com tanto cuidado e carinho. Foram dias difíceis de total dedicação para preparar a cidade e proteger o nosso povo”, disse. Ele agradeceu o empenho dos envolvidos e lembrou que todas as estratégias foram debatidas entre especialistas da saúde, representantes do legislativo, do comércio e lideranças políticas no comitê de combate à pandemia.

Segundo o secretário da Saúde, Fernando Ritter, a equipe de profissionais da saúde visa o atendimento rápido com etapas que vão da triagem à internação, se necessária. Caso haja uma grande demanda de pacientes com Covid-19 em seu estágio mais avançado, o Hospital Universitário (HU), referência no tratamento da doença, está pronto para atendê-los. Ritter garantiu, ainda, que a separação entre a UPA Rio Branco e o hospital de campanha assegura a continuidade no atendimento aos indivíduos com outras necessidades básicas, sem que haja proliferação do coronavírus.

No momento da cessão à comunidade, estava presente também o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Siegert Chazan, que juntamente ao Instituto Cultural Floresta entregou ao município o primeiro lote de doações. Destinados aos hospitais Universitário e de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), os produtos contabilizam 15 mil pares de luva, 50 escudos faciais, 10 mil máscaras de proteção e 100 litros de álcool gel.

Com informações da Prefeitura de Canoas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]