Luiz Carlos Busato inaugura Clínicas de Saúde da Família em Canoas

Agência Trabalhista de Notícias 25/09/2019, 9:33


Imagem Crédito: Pablo Reis/Prefeitura de Canoas

Atendimento noturno, serviços com psiquiatra, assistente social e nutricionista, além de mais profissionais de saúde. Em resumo, são esses os benefícios que, a partir de terça-feira (24), os bairros Estância Velha e Olaria, em Canoas (RS), passaram a ganhar. Por meio das Clínicas de Saúde da Família Estância Velha e São Vicente, inauguradas na segunda-feira (23), os canoenses terão um novo conceito em saúde, que vai unir atenção básica e pronto atendimento em um único lugar.

Durante a cerimônia de inauguração de uma das clínicas, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) destacou que a iniciativa é um sonho antigo das comunidades e que, a partir dos esforços da atual gestão, virou realidade. “As Clínicas de Saúde da Família eram desejos fomentados há anos nesses bairros. Nós, no início do governo, priorizamos a modernização e ampliação da saúde básica em Canoas. É um momento histórico e que abre uma nova era na atenção em saúde na cidade”, disse. Já o representante da Câmara Municipal de Canoas, vereador Aloísio Bamberg, lembrou que as clínicas “representam a inovação no cuidados com a saúde pública, modernas e mais resolutivas”.

Nas clínicas, os cidadãos de Canoas terão consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos serão diários, onde a equipe atenderá as pessoas que chegarem no local. Tanto a Clínica de Saúde da Família Estância Velha quanto a São Vicente terão horário de atendimento estendido, das 8h às 20h.

Dentro desse novo conceito, Canoas já inaugurou a Clínica da Saúde da Mulher, no 5º andar do Hospital Universitário, e a Clínica de Saúde do Idoso, que ampliou os serviços da antiga UPA do Idoso, no mesmo local. Ainda nos próximos meses será inaugurada a Clínica de Saúde da Criança, também no Hospital Universitário. Outros bairros da cidade também ganharão Clínicas de Saúde.

A Prefeitura de Canoas tem feito grandes esforços para reforçar e modernizar a atenção primária. Em três anos, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) cresceu 20% em Canoas. Em 2016, a população coberta pelas equipes de saúde da família era de 52%; em 2019, esse número saltou para 72%.

Com informações da Prefeitura de Canoas