Luiz Carlos Busato participa da abertura do Programa Gerações

PTB Notícias 28/03/2018, 8:35


Imagem Crédito: Vinicius Thormann/PMC

Pelos olhares ansiosos já era possível reconhecer, dentre os presentes no auditório do Sesc de Canoas (RS), os 60 sorteados para a primeira edição do Programa Gerações. A aula inaugural do projeto aconteceu na terça-feira (27) e contou com a presença de muitos convidados, incluindo autoridades locais. Como pontapé inicial, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) e a vice-prefeita Gisele Uequed entregaram ao senhor Adão João Maria e à senhora Fredolina Silva Guimarães, que representaram os demais alunos, o kit do projeto, contendo uniforme e materiais como caderno, lápis, caneta e pasta.

Em parceria com o Senac, o programa, inédito no país, vai contemplar aulas teóricas e práticas durante o primeiro semestre deste ano. Serão formadas duas turmas, cada uma com 30 idosos. As aulas acontecem sempre no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, com duração de quatro horas, sendo as aulas teóricas realizadas duas vezes por semana e as práticas três. Das 60 vagas, 29 são para idosos com renda de até dois salários mínimos, 29 para os que não possuem renda e duas vagas destinadas a idosos com deficiência.

Além do material, os idosos ainda recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 727. O senhor Oscar Ávila, de 63 anos, ainda não é aposentado e precisa trabalhar para se sustentar. “Atualmente não estou trabalhando, me inscrevi no Gerações para ver se encontro mais oportunidades de emprego. Com essa idade é bastante difícil e dependo de trabalho para viver. Esse valor da bolsa vai ajudar a custear minha vinda para as aulas, assim consigo terminar todo o curso”, destaca.

Projeto

Idealizado por Luiz Carlos Busato, o Programa Gerações nasceu da vontade de dar o devido valor aos idosos de Canoas. Durante uma viagem à Disney, petebista teve a ideia de aplicar na cidade o que observou nos Estados Unidos: uma grande quantidade de idosos trabalhando em diferentes setores do parque, como na bilheteria e no atendimento, por exemplo.

“Nosso objetivo é que estes idosos voltem a ser socialmente ativos, quebrando as barreiras que os impedem de se inserir em diversos meios. A exclusão digital, por exemplo, é um dos fatores que mais isola o idoso do convívio social. O Gerações vem para mudar este padrão”, reforça Busato.

Emocionado pela concretização do projeto, o prefeito deu as boas-vindas a todos os novos alunos do Gerações e não escondeu a felicidade em vivenciar este momento histórico para Canoas.

Com informações da Prefeitura de Canoas