Luiz Carlos Busato participa de Fórum de Mobilidade Urbana/Porto Alegre

PTB Notícias 17/06/2011, 6:52


Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (16/06) do I Fórum de Mobilidade Urbana Porto Alegre e Região Metropolitana, promovido pela VOTO.

O evento, que foi realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, contou com a participação de importantes especialistas na área de mobilidade.

Ao longo do dia, eles discutiram alternativas de como melhorar a vida da população nas grandes cidades.

Entre as principais soluções apontadas para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades estão a integração dos transportes intermunicipais e a qualificação do transporte coletivo.

Os especialistas ainda destacaram que falta articulação entre as esferas dos governos para viabilizar iniciativas práticas que melhorem a mobilidade urbana.

Um dos destaques foi a construção do metrô de Porto Alegre com a interligação das cidades metropolitanas.

Na abertura, o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato (PTB), que representou o governador Tarso Genro, afirmou que uma das principais dificuldades está relacionada à falta de interlocução entre os governos municipais, estaduais e federal.

“Somente com articulação vamos conseguir mudar essa realidade e viabilizar projetos que melhorem a mobilidade urbana”, afirmou ele.

Na palestra de abertura, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou o projeto de metrô da cidade.

Ele explicou que a iniciativa vai gerar grande impacto na Capital, em especial, qualificando o transporte público e a mobilidade urbana.

A Fase 1 do projeto vai ligar o Centro da cidade até a Fiergs.

Serão 13 estações que vão permitir o deslocamento de 30 mil passageiros por dia.

Fortunati ressaltou que o projeto será importante ainda porque aproximará da região Metropolitana, em especial das cidades de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada.

Participaram autoridades nacionais, como o integrante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana Fábio Bandeira Machado e especialistas na área.

O evento é destinado a empresas e indústrias ligadas ao segmento de mobilidade urbana, prefeitos da região Metropolitana, secretários, acadêmicos, jornalistas, entidades locais e líderes comunitários.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Revista Voto