Luiz Carlos Busato recebe Prêmio Gestor Público por projetos em Canoas

Agência Trabalhista de Notícias 7/11/2019, 10:55

Imagem Crédito: Pablo Reis/Prefeitura de Canoas

Os projetos Bikeco e Gerações, da Prefeitura de Canoas (RS), foram vencedores no Prêmio Gestor Público 2019. Concorrendo com outros 145 projetos de todo o Estado do Rio Grande do Sul, o Bikeco – que faz parte do programa Canoas Sem Carroças – e o Gerações foram dois destaques na premiação, entregue na terça-feira (5), pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Afisvec), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

O objetivo do prêmio é reconhecer ações, desenvolvidas pela administração pública municipal, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam. Neste ano, o tema escolhido pela organização foi “Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável”.

Em seu agradecimento, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) afirmou, emocionado, que os projetos reconhecidos são bandeiras da gestão. “Esses dois prêmios são significativos para nós. Um é da causa animal. Aqui nesta Casa já recebi o prêmio Prefeito Amigo dos Animais. O segundo prêmio é para minha turma, a dos idosos. É para tirar a turma da terceira idade da tristeza, e colocá-las de volta no convívio social e no mundo tecnológico. É gratificante levar estes dois reconhecimentos para Canoas”, destacou.

Projetos

O Bikeco faz parte do programa Canoas Sem Carroças. Implementamos em abril de 2018, o programa coíbe os maus-tratos aos animais, e é planejado para proibir a circulação de carroças conduzidas por cavalos na cidade. No Centro, a alternativa já oferecida aos carroceiros é o Bikeco, bicicletas com gaiolas acopladas para armazenar os resíduos coletados. Os cidadãos recebem uniformes e orientação, além de terem local para as refeições.

Já o programa Gerações, que é inédito no país, está fechando a segunda turma com sucesso. A iniciativa busca dar qualidade de vida, fazendo com que os idosos voltem completamente ao convívio social. Mais de 60 idosos participam das aulas gratuitas, recebendo uniformes e bolsa-auxílio de R$ 727 por mês. O programa Gerações oferece aulas teóricas e práticas de capacitação para idosos, buscando uma melhor qualidade de vida. Entre as aulas oferecidas, estão de informática, uso do celular e técnicas de recepção ao público. As aulas práticas ocorrem em órgãos da prefeitura, como escolas. Estão abertas as inscrições para uma terceira turma, que terá aulas em 2020.

Com informações da Prefeitura de Canoas