Luiz Marinho quer adaptação de brinquedos públicos para cadeirantes

PTB Notícias 9/10/2014, 17:27

O deputado Luiz Marinho (PTB) é autor de projeto de lei que garante a implantação de balanços e brinquedos para cadeirantes e portadores de deficiência visual nos playgrounds em locais públicos de Mato Grosso.

Os mesmos podem estar localizados em escolas, jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral.

“O Estado poderá realizar parcerias com entidades, órgãos públicos e organizações da sociedade civil para a implantação dos brinquedos e/ou balanços adaptados”, disse Dal Bosco.

Consta ainda que os equipamentos deverão ser criados e instalados por pessoas capacitadas dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Inclui-se como equipamentos de lazer: balanços adaptados para cadeirantes, contemplando também deficientes visuais, físicos, motores ou sensoriais, jogos de tabuleiro e baralho táteis, desde que os mesmos possam ser guardados em local seguro e/ou sob os cuidados de um responsável.

“A Constituição Federal estabelece o lazer como direito social, no entanto, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiências físicas, motoras ou sensoriais e em razão disso, crianças com necessidades especiais são impedidas de brincar e de terem esse direito garantido”, revela o deputado.

Luiz Marinho diz ainda que o projeto foi pioneiro na Câmara Municipal de Santos e, posteriormente, executado pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

“Gostaríamos agora de implantá-lo em Mato Grosso, para que as políticas públicas voltadas à acessibilidade estimulem a construção de um mundo mais inclusivo”, justifica Marinho.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de Mato GrossoFoto: Vilson de Jesus/ALMT