Luiz Marinho quer horta nas escolas da rede pública de Mato Grosso

PTB Notícias 4/11/2013, 17:56

O deputado estadual Luiz Marinho (PTB-MT) apresentou projeto de lei que inclui políticas educacionais nas atividades pedagógicas de complementação curricular denominada “Horta nas Escolas da Rede Pública Estadual”.

A iniciativa tem como foco priorizar a plantação de hortas, sempre que possível, nas escolas integrantes da rede pública; conscientizar os alunos sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo; difundir junto aos estudantes dessas escolas a percepção do desenvolvimento dos vegetais e a fertilização do solo.

Também consta na propositura estimular a conscientização quanto à higiene necessária para a manipulação de alimentos e quanto à importância da horta escolar efetivada pelos próprios alunos.

“O projeto tem por objetivo a realização do plantio de sementes de hortaliças doadas pelo estado pelos estudantes, a quem caberá também fornecer o devido apoio técnico para a elaboração da merenda escolar”, afirma o parlamentar.

Segundo Marinho, o projeto foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes de 7 a 14 anos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades ao seu redor, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

“A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar, planejar e cuidar, colher, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza”, explica o deputado.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa de Mato GrossoFoto: Widson Maradona/ALMT