Luiz Marinho visita segundo sítio arqueológico mais antigo do país

PTB Notícias 21/05/2011, 9:01


O deputado Luiz Marinho (PTB-MT), acompanhado pelo superintendente de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte, secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; secretária municipal de Turismo, Tânia Barteli e autoridades locais visitaram nesta sexta-feira (20/05), o sítio arqueológico de Santa Elina, localizado no município de Jangada.

Pesquisadores franceses e brasileiros consideram Santa Elina o segundo sítio arqueológico mais antigo do país, onde foram encontrados vestígios de civilização de 27 mil anos atrás.

As pesquisas franco–brasileiras se desenvolveram a partir de 1983.

Em 17 anos de trabalho foram catalogados mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra.

Também foram identificados 800 fragmentos de ossos, entre vértebras, ombros e dentes de uma preguiça de cerca de cinco metros, que viveu na região há mais de 10 mil anos.

De acordo com o pesquisador Denis Vialou, Santa Elina é o sítio arqueológico que evidencia atualmente a mais antiga ocupação humana (Pleistoceno), localizado no centro do continente sul-americano.

È o único sítio no Brasil que comprova a convivência do homem há mais de 25 mil anos e a existência de animais -há dez mil anos a preguiça gigante (megatério) convivia.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal 24 Horas News