
Lula Cabral recebe o primeiro título de Amigo do Fisco em Pernambuco
PTB Notícias 21/09/2011, 16:07
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), recebeu, nesta quarta-feira (21/09), o primeiro título de Amigo do Fisco, concedido pela Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco).
A solenidade, em comemoração ao Dia do Fisco Municipal, ocorreu pela manhã na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e contou com um auditório repleto de autoridades, entre eles o vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, o presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério, o deputado estadual Everaldo Cabral, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), além de secretários de vários municípios e de nove vereadores cabenses.
Já na segunda edição, a homenagem é direcionada a quem presta ou prestou bons serviços na construção de uma sociedade melhor e mais igual, com base na justiça tributária e no combate à sonegação fiscal.
Neste ano, Lula Cabral foi considerado o prefeito que melhor trabalhou na otimização da administração tributária.
A escolha foi motivada por ações como investimentos em capacidade de trabalho, melhorias de condições do fisco, a realização de concurso com a nomeação de todos os aprovados, a confiança no potencial dos auditores, a qualificação profissional, o trabalho de educação fiscal reconhecido nacionalmente, remuneração mais justa, entre outros.
“O Cabo tem dado de gol de placa nos outros municípios do País com a realização do Programa de Educação Fiscal, que é referência nacional”, destacou um dos coordenadores da Apefisco, Alexandre Feitosa, que é presidente do Sindicato dos Fazendários do Recife (Afrem).
Segundo o coordenador administrativo, Carlos Cardoso, são poucos os prefeitos que conseguem manter o olhar político sem abandonar a visão do estado.
“Os números e a felicidade do pessoal (profissionais do fisco) não enganam”, completou ele, lembrando a importância de haver fiscalização, arrecadação e cobrança.
Para o prefeito Lula Cabral, investir nessa área é vital para o município.
“Eu estou simplesmente cumprindo um dever e retribuindo a confiança do povo, fazendo o que ele espera, o que a cidade precisa e preparando o município para novos tempos”, declarou Lula Cabral, bastante honrado por receber esse título no lugar onde considera ser também sua casa.
“Esta é a casa dos prefeitos, e estamos orgulhosos dessa gestão moderna.
A atuação com o fisco contribui para promover a cidadania e a esperança de que outros prefeitos sigam o exemplo na promoção da fiscalização dos tributos”, relatou o presidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), Robert Frederic, representando a Amupe.
“Dirijo palavras de respeito pela trajetória política vitoriosa com ética, honradez e política cidadã”, declarou o professor e auditor substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Flávio, no início da palestra sobre “Tributo Municipal: competência local, interesse nacional”, que, entre os temas discutidos, tratou sobre a estrutura municipal como responsabilidade na gestão fiscal, após a abertura da solenidade.
JANTAR – Na véspera da premiação, os auditores do Cabo ofereceram um jantar de confraternização ao prefeito, evento já tradicional que se repete anualmente.
Em nome dos servidores, a auditora Sandra Feitosa enumerou os motivos da homenagem e agradeceu ao prefeito pelas melhorias oferecidas ao sistema de arrecadação e à categoria fazendária.
O prefeito, por sua vez, entregou a cada um dos funcionários um brinde personalizado para marcar a data.
Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da prefeitura do Cabo de Santo Agostinho