Luzia Toledo anuncia inclusão do Espírito Santo no Programa Estrada Real

PTB Notícias 17/01/2009, 10:57


O Espírito Santo vai definitivamente ser incluído no Programa Estrada Real.

O contrato de inclusão será assinado no próximo dia 23/1 pelo Instituto Estrada Real e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O anúncio foi feito na última quinta-feira (15/1) pela presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputada Luzia Toledo, do PTB capixaba, durante a reunião mensal da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), no Pier Vitória Hotel, na Praia de Camburi.

O presidente da seccional Espírito Santo da ABIH, Nérleo Caos de Souza, explicou que uma autoridade sempre faz a abertura da reunião mensal da entidade.

Este mês, a deputada Luzia Toledo foi convidada para falar sobre a Rota Imperial da Estrada Real.

O programa é gerenciado pelo Instituto Estrada Real e conta com 177 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O traçado teve como fundamentação histórica o caminho aberto pelos bandeirantes para ligar o litoral às jazidas de ouro no interior de Minas Gerais.

Os historiadores Leonor Franco (Ufes) e João Eurípedes Franklin Leal (UFRJ) efetuaram pesquisas que indicam a existência da Estrada Real no Espírito Santo.

João Eurípedes foi a campo com Márcio Zouain, técnico da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa.

A Comissão de Turismo é presidida pela deputada Luzia Toledo, que se empenhou para a inclusão do Espírito Santo na Estrada Real.

“Os empresários ficaram pasmados com a rapidez com que o Estado foi incluído na rota”, comemorou Luzia.

A presidente lembrou ainda que o Espírito Santo, pelo modelo das Capitanias Hereditárias, deveria ter o mesmo espaço que Minas Gerais e São Paulo.

“Mas, fomos encolhidos, servimos de barreira verde para proteger as minas gerais.

Ficamos esquecidos, mesmo tendo uma história tão linda, que agora recuperamos”, disse.

Luzia Toledo ressaltou que em Minas Gerais criaram o produto Estrada Real e em seguida foram agregando valores.

A população das cidades envolvidas teve treinamento para receber turistas e produtos foram agregados ao programa: sapatos, bolsas, cachaça, bolinhos, tudo o que fica no roteiro da Estrada acabou levando o selo.

A idéia é repetir na rota capixaba o exemplo mineiro.

A ABIH está prestes a dar o passo inicial para concretizar esse sonho.

Durante a reunião, a associação anunciou a instalação de um centro de treinamento em Venda Nova do Imigrante, para atender à rede hoteleira e turística da região.

Venda Nova é um dos municípios do traçado capixaba da Estrada Real.

fonte: site da Assembléia Legislativa do Espírito Santo