Luzia Toledo convida professora para falar sobre Educação na ALES

PTB Notícias 25/08/2009, 9:40


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espirito Santo recebeu nesta segunda-feira (24), a professora de Português Nilzete Cupertino Teixeira.

Ela fez uma explanação sobre o projeto de sua autoria “A Língua Portuguesa vai à sua Mesa”, desenvolvido junto a crianças e adolescentes no Colégio Americano Batista, em Vitória.

Para a deputada Luzia Toledo (PTB), integrante da Comissão e autora do convite à professora, é dever da Assembleia divulgar ações que despertem os alunos para uma educação mais atrativa.

“Temos trazido a esta Comissão todos os projetos que fazem a diferença.

É uma norma nossa para dinamizar e inovar na Educação”, informou.

Na mesma reunião a Comissão aprovou o Projeto de Lei nº 358/2008, de autoria do deputado Marcelo Santos (PTB), que proíbe a inclusão do nome de alunos ou responsáveis em cadastros de inadimplência dos estabelecimentos de ensino.

A professora Nilzete disse que a iniciativa foi uma forma interdisciplinar de unir os benefícios de uma alimentação saudável ao desenvolvimento de lições de língua portuguesa.

“Procurei uma forma de trabalhar o Português de acordo com hábitos alimentares dos alunos.

Durante o recreio, notei que a maioria deles comia produtos industrializados, principalmente biscoitos recheados, frituras e salgadinhos”, explicou.

Para Nilzete, não é somente por meio de livros que se aprende o Português.

Durante a palestra, a professora destacou que foram feitos pelos alunos poemas e dissertações com o tema alimentação e os malefícios de comer errado.

Aulas práticas também fazem parte do projeto.

“O ensinamento passado aos alunos foi muito importante, pois eles conheceram as vitaminas, os efeitos do colesterol alto e da ingestão excessiva de açúcar, o que são carboidratos e proteínas e como deve ser uma refeição balanceada.

Afinal, prevenir é a melhor solução”, afirmou.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo