Luzia Toledo faz história ao assumir presidência da Assembléia capixaba

PTB Notícias 3/01/2009, 17:08


A Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) está sob novo comando.

A deputada Luzia Toledo (PTB) entrou para a história do Estado como a primeira mulher a assumir a Presidência do Poder Legislativo Estadual, em uma cerimônia que reuniu centenas de pessoas na manhã desta terça-feira (30), no Palácio “Domingos Martins”.

A solenidade contou com as presenças de várias autoridades estaduais.

A deputada Luzia Toledo assumiu o cargo após a renúncia do presidente, deputado Guerino Zanon (PTB), que a partir de 1º de janeiro assume a Prefeitura do município de Linhares, após sair vitorioso das eleições deste ano.

A parlamentar petebista fica no comando da Ales durante um mês e caberá a ela conduzir a eleição para a nova composição da Mesa Diretora do parlamento, que acontecerá no dia 2 de fevereiro de 2009.

Para Luzia Toledo foi difícil conter a emoção de se tornar a primeira mulher a ocupar a Presidência da Assembléia.

“Foi difícil conter a emoção sim.

Por mais que a gente tenha o traquejo e esteja acostumado, este momento foi muito simbólico para a mulher brasileira.

É uma emoção muito forte chegar a uma esfera de Poder que só os homens chegam, à presidência e vice-presidência.

Enfim, as coisas aconteceram e acabamos marcando com chave de ouro a figura da mulher capixaba no Poder Legislativo Estadual”, disse.

Já para o deputado Guerino Zanon, que deixou o comando da Ales, fica a sensação de dever cumprido.

Em seu discurso, o parlamentar falou sobre a satisfação de conduzir o Poder Legislativo Estadual e, bastante emocionado, agradeceu o carinho recebido por todos os funcionários durante os quase dois anos à frente da Casa.

“Minha maior alegria aqui – de várias falas dos deputados, me agradecendo e me parabenizando – o que me deixou mais emocionado nesta minha despedida nos últimos dias foi o carinho que tenho recebido do servidor público da Assembléia.

Se a gente tem uma relação boa com nossos colegas servidores o trabalho dá certo”, afirmou.

E acrescentou: “Devo minha passagem, com os avanços na função legislativa que acredito que tivemos – como na economia dos recursos públicos, diminuição dos gastos dos gabinetes dos deputados, a informatização da Casa e a proximidade do Parlamento com o povo – a todos os servidores maravilhosos que temos na Assembléia Legislativa”, afirmou.

Quanto à sua sucessora, Guerino Zanon foi enfático.

“A deputada Luzia já deu demonstração da sua atuação pública e da responsabilidade com que exerce seu mandato.

Não tenho dúvidas de que na Presidência no mês de janeiro seguirá o mesmo caminho que tem trilhado ao longo de toda a sua história política.

Desejo a Luzia felicidades e lhe parabenizo por ter se tornado a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo”, finalizou.

Representante do governador Paulo Hartung (PMDB), o chefe da Casa Civil, Sérgio Aboudib, falou sobre as expectativas do Governo em relação ao novo comando da Assembléia Legislativa.

“O Governo tem com a posse da Luzia a certeza da continuidade do sério trabalho do deputado Guerino Zanon.

O Estado do Espírito Santo tem crescido exatamente em função da parceria que existe entre Poder Executivo e Poder Legislativo.

Há uma independência, mas há uma harmonia profunda”, explicou Aboudib.

HistóricoNatural de Mimoso do Sul, mais precisamente no distrito de Conceição do Muqui, Luzia Toledo é bacharel em Direito e exerce o seu segundo mandato, para o qual foi reeleita com 21.

598 votos.

Carrega em sua bagagem uma história de compromisso com os idosos, as mulheres, a família, a cultura e o turismo.

Como advogada exerceu a função por 18 anos na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Após esse tempo, Luzia decidiu se dedicar inteiramente à política.

Em 20 anos de vida pública, já foi vereadora de Vitória por duas vezes, vice-prefeita da Capital e senadora da República.

fonte: site da Assembléia Legislativa do Espírito Santo