Luzia Toledo propõe inclusão de xadrez nas escolas da rede pública

PTB Notícias 7/07/2009, 8:02


A deputada Luzia Toledo (PTB), da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, encaminhou nesta segunda-feira, 6/7, ao governador daquele Estado, Paulo Hartung, um projeto de lei que recebeu parecer pela inconstitucionalidade na Comissão de Justiça e foi vetado por vício de competência.

A proposição dispõe sobre a inclusão na grade escolar das escolas da rede pública do Estado de aulas de xadrez.

Para elaborar o projeto a deputada se baseou em uma iniciativa de sucesso realizada no município de Santa Maria de Jetibá.

O xadrez pedagógico foi implantado pelo professor de Educação Física, Charles Moura Netto, como forma de melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes que cursam o ensino fundamental no município.

A justificativa do projeto aponta que o xadrez, como disciplina, além de ser uma atividade lúdica ajuda na concentração, criação de julgamento e planejamento, imaginação, raciocínio lógico e analítico, autocontrole e matemática.

Para a parlamentar petebista, a iniciativa do professor Charles Moura Netto é um projeto audacioso, que une o esporte à educação e pode ser implantado futuramente em todo o País.

“O Ministério do Esporte já convidou o professor Charles Moura Netto a participar de um grupo de trabalho, em nível nacional, para preparar um projeto de criação de Xadrez Pedagógico para ser implantado em todo o País enquanto ferramenta esportiva, que desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico, auxiliando, assim, no aprendizado educacional”, finalizou Luzia Toledo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Assembléia Legislativa do Espírito Santo