Magda: Goiás realizará Fórum de Turismo dos Estados não Sedes da Copa

PTB Notícias 14/03/2012, 16:56

A deputada Magda Mofatto (PTB-GO) anunciou em plenário nesta terça-feira (13/03/2012) que o governo de Goiás estará realizando, através da Agência Goiana de Esporte e Lazer AGEL, da Federação Goiana de Futebol FGF e da Goiás Turismo, o Fórum de Turismo dos Estados não Sedes da Copa do Mundo de 2014.

A petebista disse que é importante salientar que o Brasil, enquanto País, será sede da Copa.

Segundo ela, há Estados que tiverem condição de se inscrever, de se preparar, de ter infraestrutura e, inclusive, melhorar ou criar suporte para essa infraestrutura, onde, disse a deputada, está havendo um grande investimento para o sucesso desse evento em nosso País.

“Porém, é importante lembrar que esporte e turismo andam de mãos dadas.

O evento da Copa de 2014 movimentará o segmento turístico no País inteiro, quando os Estados não sedes terão oportunidade de receber os turistas que para cá virão — não só de outros países, mas também a movimentação do turista brasileiro”, afirmou a deputada.

De acordo com Mofatto, o Estado de Goiás tomou a iniciativa de realizar esse fórum para discutir a participação dos Estados não sedes, haja vista, inclusive, disse ela, “a grande aproximação de Brasília, que, aliás, carinhosamente dizemos que está em nosso quintal”.

A parlamentar disse que foram convidados os Estados do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Espírito Santo, de Mato Grosso do Sul, do Maranhão, do Pará, da Paraíba, do Piauí, de Rondônia, de Roraima, de Santa Catarina, de Sergipe e de Tocantins.

Magda Mofatto contou que objetivos do fórum são a declaração de apoio dos Estados à Copa de 2014; conhecimento das oportunidades de negócios; estratégia para receber uma das 31 seleções nos centros de treinamento disponíveis; solicitação ao Comitê Organizador Local para participação dos Estados nos eventos que antecedem a Copa de 2014; apresentação das ações de cada Estado para o evento; e formatação do protocolo de intenções dos Estados.

Segundo a parlamentar, o fórum conta com o apoio do Comitê Organizador Local da Copa FIFA-Brasil 2014, da Confederação Brasileira de Futebol, dos ministérios do Esporte e do Turismo.

“É de extrema importância que todos participemos desse fórum que será realizado pelo Estado de Goiás, no qual serei, com certeza, a representante da Câmara dos Deputados”, afirmou Magda Mofatto.

Agência Trabalhista de Notícias (FM)