Manaus vai receber recursos para construção de creches

PTB Notícias 9/01/2011, 12:33


O prefeito de Manaus, o petebista Amazonino Mendes, comemorou nesta semana a notícia de que a capital amazonense foi selecionada como um dos primeiros municípios que vão receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de creches, referente à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Agora, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai formalizar o contrato de repasse com o FNDE para receber os recursos.

Segundo a chefe de planejamento da Semed, Wilma Paiva, o prefeito Amazonino Mendes cadastrou a cidade no sistema integrado de monitoramento, execução e controle do MEC em outubro de 2010.

“Enviamos todos os documentos necessários, como o plano topográfico, justificativa da demanda, planta de situação do terreno, planta baixa e declaração de dominialidade assinada pelo prefeito Amazonino Mendes.

Toda a documentação foi aprovada, por isso fomos selecionados”, explicou Paiva.

Ao todo, cinco creches serão construídas, sendo uma no bairro Gilberto Mestrinho, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, São Francisco e Jorge Teixeira 4.

Cada creche terá 280m² (40x70m) e capacidade para atender 250 crianças.

Segundo o secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, as creches irão completar o ciclo educacional da rede municipal.

“As creches serão mais um apoio à comunidade e ao sistema, proporcionado pela gestão do prefeito Amazonino Mendes.

A Prefeitura poderá proporcionar às crianças a sequência correta de ensino, partindo das creches até o ensino médio”, afirmou Lippi.

A Prefeitura vai receber um total de R$ 16,5 milhões para construir as cinco creches.

Cada uma custará cerca de R$ 3,3 milhões.

A estimativa é que em 2011 a Prefeitura entregue mais 150 escolas reformadas.

Além disso, a Semed trabalha com a meta de construção de mais dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e mais dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

A ideia é que as creches se integrem aos Emefs e Cmeis para formarem um grande complexo educacional, aos moldes do inaugurado no Riacho Doce, em dezembro de 2010.

Para isso, a Prefeitura planeja a construção de outras cinco creches para compor os complexos.

Assim que o Governo Federal determinar a data para liberação dos recursos, o prefeito Amazonino Mendes realizará a licitação para construção das creches.

Grupos Manaus faz parte do grupo 1 do PAC 2, formado pelas 12 maiores regiões metropolitanas do país e por municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul.

No grupo 2, estão os municípios com 50 mil a 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 50 mil a 100 mil habitantes no Sudeste e Sul.

Os processos do grupo 3, dos municípios com até 50 mil habitantes, ainda estão em análise.

Até abril, o FNDE deve divulgar outras duas listas com os demais municípios a serem beneficiados este ano.

]fonte: site da Prefeitura de Manaus (AM)