Marcelo Moraes anuncia recursos para municípios do Rio Grande do Sul

Agência Trabalhista de Notícias 10/07/2020, 8:31

Imagem Crédito: Marcelo Bertani/Agência ALRS

O deputado Marcelo Moraes (PTB-RS) anunciou que, até o início de julho de 2020, já conseguiu a liberação de mais de R$ 25 milhões em recursos do governo federal para os municípios do Rio Grande do Sul.

“Todos os deputados federais sempre têm, por ano, ao redor de R$ 15 milhões para poder indicar para os municípios onde atuam. Eu, no primeiro ano como deputado federal, consegui liberar R$ mais de 30 milhões. Foram R$ 32 milhões – recursos esses que vieram para os municípios do Rio Grande do Sul. Em 2020, já ultrapassei a marca dos R$ 25 milhões – isso num momento de crise. Claro que grande parte desses recursos, novamente, foram para a área da saúde”, comemora.

Pacto federativo

O parlamentar destaca que a parcela do dinheiro dos impostos que a União destina aos outros entes da federação, principalmente aos municípios, é muito baixo para atender às necessidades da população.

Ele lembra que, com o atual pacto federativo, 57% dos impostos que o cidadão paga vão para o governo federal, 25% se dividem entre os estados, e sobram apenas 18% para repartição proporcional entre os mais de 5 mil municípios do País.

“Por isso, neste meu mandato como deputado federal, além dos posicionamentos, além das votações, além de fiscalizar o Poder Executivo, montei em Santa Cruz do Sul (RS) um escritório de captação de recursos como base, tentando trazer um pouco desse dinheiro que está longe da população para perto, tentando melhorar as condições dos nossos municípios”, explica.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados