Marcelo Moraes debate alternativas para pequenas propriedades no RS

PTB Notícias 13/08/2011, 9:51

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o deputado Marcelo Moraes (PTB-RS) participou na manhã desta sexta-feira (12/08) de audiência pública que debateu, em Santa Cruz do Sul (RS), novas alternativas para a produção agropecuária nas pequenas propriedades da região.

Proposta pelo deputado Heitor Schuch (PSB), o encontro foi realizado na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Entre os palestrantes convidados estavam o vice-presidente da Cooperativa Regional Alimentos Santa Cruz (Coopersanta), Almiro Wendland, o coordenador técnico da Afubra, Marco Dornelles, o diretor chefe da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido, e o chefe de pesquisa da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo.

Na reunião, pesquisadores, técnicos, produtores rurais e autoridades falaram das alternativas economicamente viáveis para a pequena propriedade, bem como para a diversificação de culturas, uma vez que a economia da região é basicamente sustentada pelo tabaco.

Para Moraes, é importante começar a debater a questão, pois a cada dia que passa surgem novas restrições ao setor fumageiro.

“A questão da fumicultura não tem que ser tratada somente como uma questão social, mas principalmente econômica.

Não tem que parar de plantar, mas aos poucos introduzir novas culturas”, disse.

Também participaram da audiência os deputados estadual Edson Brum (PMDB) e federal Luiz Carlos Heinze (PP), a diretora da Fetag, Josiane Einloft e o presidente da Afubra, Benício Werner.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul