Marcelo Moraes destaca a importância do fumo na reunião da Conicq

PTB Notícias 1/10/2013, 7:03

O deputado estadual Marcelo Moraes (PTB-RS) participou, na segunda-feira (30/9/2013), de reunião da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco (Conicq), que debateu com a sociedade civil questões relativas à diversificação do cultivo do fumo e à proteção da saúde do produtor.

A reunião contou com a participação de representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e das Relações Exteriores, que abordaram o Programa Nacional de Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco e os objetivos do Grupo de Trabalho Internacional.

Marcelo Moraes destacou que quando o assunto é o tabaco, não se trata apenas de uma questão de saúde, mas de sobrevivência de muitas famílias, já que no país existem quase 180 mil que vivem diretamente do plantio do tabaco.

“Na indústria, temos ao redor de 20 a 30 mil funcionários diretamente empregados no setor e isso está sendo esquecido pelo governo brasileiro”, comentou.

O parlamentar ainda ressaltou a necessidade de tratar do assunto com transparência, com a participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva do fumo.

“Nos preocupa quando esse grupo de trabalho não permite a participação da Afubra e de entidades ligadas ao setor e permite a participação de Ongs antitabagistas.

Isso preocupa ainda mais porque nós sabemos que existem restrições nesse grupo, contra a participação de entidades ligadas ao setor fumageiro”, cobrou.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Marcelo Moraes (PTB-RS)